Ícone do site Indústria Hoje

O que é um caminhão articulado?

A indústria de máquinas pesadas dispõe de muitas tecnologias e inovações, geralmente os caminhões possuem características essenciais para o setor de construção civil, com o maquinário inteligente é possível otimizar o tempo de trabalho de obras e operadores, no entanto saber as particularidades de cada equipamento é essencial para o seu bom uso, mas de fato você sabe O que é um caminhão articulado e para que ele serve?

Os caminhões articulados são veículos que possuem em sua parte traseira articulações para auxiliar o transporte de cargas ou movimentações de terra, geralmente este equipamento é utilizado em obras de engenharia civil, aplicações em pedreiras, manuseio de material de lixo e transporte em mineradoras. As principais características destes caminhões se apresentam em terrenos e condições mais exigentes, ou seja, que possuem deformidades no perímetro percorrido.

Confira os componentes que um Caminhão Articulado possui

Um dos maiores fabricantes de caminhão articulado do mundo é da marca Volvo, o modelo A40F é um dos mais vendidos no mercado, seu diferencial está na eficiência em que percorre estradas empoeiradas e com barro profundo, o motor possui basculamento de 90 graus, 16 bicos aspersores e pesagem integrada. Para saber mais sobre os modelos Volvo, clique no link acima.

Leia também:
– O que é um Trator de Esteira
– O que é um Rolo Compactador
– O que é um Escavadeira Hidráulica

Outro fabricante que se destaca no mercado é a empresa Caterpillar, o modelo 745C possui três eixos em suas articulações, potência bruta de 381.0 kW e alta produtividade, o controle retardador automático é um diferencial neste equipamento, além é claro de contar com baixa manutenção e custos de operação. Saiba mais do modelo de caminhão articulado no site do fabricante.

Confira a seguir o vídeo de funcionamento do Caminhão Articulado Volvo A40E

Gostou do artigo de hoje? Já operou um caminhão articulado ou conhece outro fabricante? Mande sua sugestão pra gente!

Sair da versão mobile