Ícone do site Indústria Hoje

O que é um espargidor de asfalto?

Todas as construções de vias públicas e rodovias são administradas conforme a necessidade no prazo de entrega, e isto, demanda que as obras sejam feitas com maior exatidão e rapidez, alguns veículos e equipamentos auxiliam este processo, nele podemos notar o uso contínuo do espargidor de asfalto, um caminhão capaz de executar obras asfálticas com otimização de tempo e precisão, mas de fato você sabe o que é um espargidor de asfalto?

O que é?

O espargidor de asfalto é uma máquina que detém em seu tanque emulsões asfálticas de aquecimento e bombeamento para pavimentar o solo de rodovias e vias públicas. As pinturas recebem impermeabilizantes e ligas que realizam a aspersão do piche, ou seja, este equipamento é responsável por imprimir a pista na área construída. Com o processo de tecnologia avançado, há modelos de espargidor que não necessitam de operadores para controlar a barra ou caneta espargidora localizadas na parte de trás do caminhão, são automatizados por meio de GPS.

O motor hidráulico, bomba de fluxo variável e um painel lógico programado, estando alinhados oferecem maior exatidão, assim a faixa de aplicação do material decorrerá normalmente sem apresentar deformidades. No mercado existem diferentes tecnologias para a barra espargidora, há modelos equipados com controle eletrônico, pneumáticos, tapa-buraco, entre outros, cada equipamento oferece uma maneira distinta no momento de aplicar à emulsão asfáltica a base de petróleo.

Manutenção Preventiva

Nestes equipamentos é necessário realizar a manutenção preventiva, importante para o bom funcionamento das máquinas, verificar os filtros da bomba de engrenagem, bicos espargidores e limpeza do circuito a tubulação é de extrema importância. Todos os especialistas recomendam que estas manutenções sejam observadas em torno de 06 meses, assim o espargidor de asfalto não sofrerá possíveis danos e paradas no meio da construção.

Veja a seguir o funcionamento do caminhão Espargidor de Asfalto:

Até o próximo artigo,

Sair da versão mobile