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Onde está o problema?

 

Por Yoshio Kawakami

 

Quando as coisas não andam bem na empresa, os gestores precisam sair da administração da rotina e buscar as causas da situação e promover as correções. A mesma coisa acontece quando você assume uma nova empresa para administrar. 

 

O mais comum nestas ocasiões é chamar todo mundo e “conscientizá-lo” da situação e dos sacrifícios necessários para salvar a empresa. Mas quantas vêzes isso significa que o gestor não sabe onde está o problema? Mas esteja certo de que os funcionários percebem e comentam entre eles…

 

 

Uma das primeiras análises a serem feitas sobre a situação é se os problemas são causados por problemas de operação ou de estratégia. Você consegue idenficar na sua empresa os sintomas destas duas situações? Ou acha que tudo tem que ser mudado quando as coisas não andam bem?

 

É verdade que quando as coisas não andam bem, precisamos de todas economias possíveis, sacrifícios para todos, etc, embora a contribuição da cada medida possa variar do essencial ao absolutamente irrelevante para a correção necessária.

 

Porque falar de situação de emergência e crise neste momento? Pois é, muitos gestores estão sendo beneficiados por um período positivo e não estão preparados para as crises. melhor antecipar e pensar um pouco, pois tudo no mundo é cíclico.

 

Pense um pouco. O que quer dizer problema de operação e problema de estratégia?

 

Quando o cenário da situação de problemas acontece na ponta da atividade da empresa, o foco deve ser na operação. Perdas de negócios, produtos com problemas, atendimento deficiente, problemas de cobrança, conflitos, compromissos que não são realizados e outras falhas do tipo indicam que o problema da empresa está na operação e as correções devem ser em torno da gerência média e da supervisão da operação.

 

Mas, e quando a operação está bem o os resultados não acontecem? Será que a medida deve ser redução dos gastos na operação, pressão sobre o pessoal a título de conscientização, corte de pessoas, corte do cafèzinho e coisas similares? Muitas vezes a performance do produto no mercado está de acordo com o projeto, os serviços estão dentro dos parâmetros do mercado e os resultados não são satisfatórios.

 

Nesta situação, o olhar do gestor deve ir para as questões estratégicas. Se o posicionamento da empresa está equivocada, o modelo negócios não funciona, os esforços das áreas de operação não dão resultados positivos, o gestor precisa rever a estratégia da empresa e dedicar sua atenção em melhorar o modelo de negócios da empresa. A falha pode estar na estratégia, no direcionamento da empresa, nos investimentos realizados ou nos objetivos estabelecidos.

 

Embora isto seja bastante simples, muitos dirão que na prática as coisas acontecem de forma diferente. É verdade! Já viví situações em que a empresa contratara uma consultoria cara para resolver o problema da empresa. A situação indicava claramente um problema de estratégia, com um modelo de negócio obsoleto, que não dava mais resultados.

 

A consultoria contratada fez estudos extensivos e análises comparativas para indicar todo tipo de redução de custos, corte de pessoal, consolidação de departamentos e reduções de orçamentos, como acontecia na maioria dos casos. Tudo no nível operacional!

 

Todas estas medidas poderiam ser adotadas sem qualquer consultoria, pois eram básicas e qualquer gestor as indicaria, uma vez que fosse definido o percentual de redução necessária.

 

O que chamou atenção é que não havia indicação sobre as deficiências  do modelo de negócio e recomendação de solução para o problema que era de ordem estratégica.

 

O resultado da empresa melhorou porque em conjunto com as medidas indicadas, outras ações estratégicas foram tomadas pelos gestores. Mas claramente o trabalho da consultoria havia atacado aspectos operacionais quando os problemas eram estratégicos.

 

Mas muitos funcionários perceberam que a consultoria havia tomado muito tempo para dizer o que poderia ter sido feito pela gerência média… Depois comentaram que a cosultoria só serviu para transferir a resposabilidade para alguém externo à empresa.

 

Gestores precisam monitorar a situação da empresa e precisam saber claramente onde estão as causas do problema de resultados da empresa. Se aquele que vive o dia-a-dia do problema não tiver capacidade de identificar as causas, alguma coisa está fundamentalmente errada, seja no âmbito operacional ou estratégico. 

 

Problemas estratégicos não são resolvidos com ataque aos problemas operacionais, bem como o inverso é verdade. Equivale dizer que êrros da diretoria não podem ser resolvidos com pressão sobre os operários…

 

 

Colunista

YOSHIO KAWAKAMI

Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America

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