Ícone do site Indústria Hoje

Oportunidades em mais de 12 startups

As cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) são as mais promissoras para quem deseja conquistar uma oportunidade profissional numa startup. De um universo de 4 mil startups existentes no Brasil, levantamento da Gama Academy mapeou as 149 que mais contratam.

A pesquisa mostra que nessas quatro capitais há o maior número de vagas. O Rio Janeiro, em quinto lugar da lista está, no entanto, com suas startups em baixa, segundo o CEO da Gama Academy, Guilherme Junqueira. “Não estão contratando muito lá”, diz ele.

 

Veja, na tabela, quais as empresas que têm maior volume de oportunidades:

Cidades Número de oportunidades Startups com mais vagas
São Paulo 409 Viva Real, 99Taxis, Loggi
Belo Horizonte 87 Sympla, Rock Content e App Prova
Florianópolis 71 Resultados Digitais, Conta Azul e Chaordic
Curitiba 36 Contabilizei, Ebanx e Olist

Os profissionais mais buscados

Segundo o CEO da Gama Academy, interessados em trabalhar nestas empresas devem acessar seus sites e se inscrever nas vagas que estão anunciadas por lá. Procurar programas de profissionalização específicos para atuar em startups pode ser um diferencial importante, segundo Junqueira.

Ele destaca ainda a importância do alinhamento comportamental entre candidato e empresa. “Geralmente, está é uma das primeiras fases e é eliminatória”, diz Junqueira. Flexibilidade, capacidade de lidar com autonomia, resiliência e ter visão de dono são características muito valorizadas, de acordo com ele.

O mesmo levantamento também mostra o que as empresas estão procurando. Maior parte das oportunidades é para desenvolvedores web e mobile:

Cargos mais quentes % das oportunidades
Desenvolvedores web e mobile 46,26%
Vendas e Costumer Success 24,41%
Marketing Digital e Growth Hacking 11,12%
Design, Produto e UX 8,66%
Administrativo, financeiro, operações e outros 9,55%

 

Prós e contras trabalho numa startup

O ambiente de trabalho é o que mais os funcionários de startups citam como positivo, segundo informações postadas por usuários na comunidade de carreira Love Mondays. Flexibilidade de horário e aprendizado também são aspectos admirados, assim como progressão de carreira.

O lado B, segundo os usuários da Love Mondays, é o salário, geralmente mais baixo do que a remuneração praticada em grandes empresas. Os benefícios também aparecem na lista como itens pouco apreciados. Excesso de trabalho também aparece na lista.

As informações são do site Revista Exame 

Sair da versão mobile