Ícone do site Indústria Hoje

Os 10 estádios mais caros do mundo

EUA e Inglaterra concentram estádios mais caros do mundo

São Paulo – Levantamento feito pela revista Forbes mostra que o estádio de Wembley, em Londres, é o mais caro do mundo. A arena, construída em 2006, substituiu o antigo Wembley, erguido em 1923, também na capital inglesa. O estádio atual está avaliado em 1,5 bilhão de dólares.

A Europa tem outros estádios na lista dos mais caros. Entre eles estão a Emirates Arena, também na Inglaterra, e o Stade de France, em Paris. Mas a maioria dos estádios mais valiosos está nos Estados Unidos, e, em boa parte deles, o futebol passa longe. É o caso, por exemplo, do Madison Square Garden, tradicional palco do basquete em Nova York, e do Soldier Field, em Chicago, usado para jogos de futebol americano.

Estádios brasileiros, ou os usados nas Olimpíadas de Pequim e na Copa do Mundo da África do Sul ficaram de fora da lista dos 10 mais caros. Veja nas fotos ao lado quais os estádios mais valiosos do mundo.

Wembley, em Londres

O estádio mais caro do mundo segundo levantamento feito pela revista Forbes é o de Wembley, em Londres. Ele tem capacidade para 90 mil torcedores e seu custo de construção foi de 1,5 bilhão de dólares.

Wembley foi inaugurado em 2006, em substituição ao estádio antigo, de mesmo nome, construído em 1923 e demolido em 2003. Além de jogos, principalmente da seleção inglesa, o estádio abriga shows, jogos de futebol e outros grandes eventos.

Olympic Stadium, no Canadá

Em segundo lugar na lista das arenas mais caras do mundo está o Olympic Stadium, em Montreal, no Canadá. Ele foi inaugurado em 1976 e tem 66 mil lugares disponíveis. Seu custo de construção, trazido a valor presente, foi de 1,4 bilhão de dólares.

O estádio, que recebe jogos de baseball e futebol americano, foi a casa do time Montreal Expos, até que o time se mudou para Washington D. C., nos Estados Unidos, em 2004, e mudou de nome para The Nationals.

Madison Square Garden, em Nova York

A arena Madison Square Garden, na cidade de Nova York, é um ícone dos esportes no mundo. É o lar de grandes times, como o New York Knicks (basquete) e o New York Rangers (hockey). Além de receber jogos lendários da NBA, o Madison Square também já foi palco de grandes shows musicais, como da banda de rock Led Zeppelin.

A arena é a terceira mais cara do mundo, embora sua capacidade não seja das maiores: 18,2 mil lugares. Inaugurada em 1968, sua construção custou, em valores atuais, 1,1 bilhão de dólares.

Stade de France, Paris

O quarto estádio mais caro do mundo é um que os brasileiros preferem esquecer. No Stade de France, em Paris, a seleção brasileira de futebol perdeu a final da Copa do Mundo de 1998 para a França, por três a zero.

A arena, construída para ser palco dos shows do atacante Zinedine Zidane e companhia, custou 974 milhões de dólares. Ela tem 80 mil lugares e recebe, além dos jogos de futebol e rugby, concertos musicais.

Rogers Centre, Toronto

O estádio Rogers Centre, em Toronto, no Canadá, foi construído em 1989 principalmente para jogos de baseball, mas recebe jogos de outros esportes. Ele é lar do Toronto Blue Jays e também dos Argonauts, time da liga canadense de futebol americano.

Seu custo de construção é, em valores atuais, cerca de 930 milhões de dólares. A arena tem capacidade para 50 mil pessoas.

Emirates Arena, em Londres

O sexto estádio mais caro do mundo pertence a um dos mais valiosos clubes de futebol da atualidade. A Emirates Arena, em Londres, é casa do Arsenal. O estádio comporta 60 mil torcedores e vive cheio, tamanho o fanatismo dos torcedores britânicos.

Inaugurado em 2006, o Emirates é um estádio exclusivo para jogos de futebol e concertos. Sua construção custou 770 milhões de dólares.

Soldier Field, Chicago

O estádio de futebol americano Soldier Field, localizado na cidade de Chicago, é avaliado em cerca de 714 milhões de dólares. Ele foi inaugurado em 1923 e se tornou lar do time Chicago Bears em 1971. Em 2003 a arena passou por uma reforma geral. Foram tantas as renovações que o estádio saiu da lista de patrimônios históricos dos Estados Unidos.

Safeco Field, Seattle

Casa do Seattle Mariners, o estádio Safeco Field foi inaugurado em 1999 e está avaliado em 656 milhões de dólares. Com capacidade para 46 mil pessoas, o Safeco Field é exclusivo para jogos de baseball. Uma característica marcante do estádio é o teto retrátil, ideal para a cidade de clima úmido.

Lucas Oil Stadium, Indianápolis

No dia 5 de fevereiro de 2012 o estádio Lucas Oil, em Indianápolis, nos Estados Unidos, será palco do Super Bowl, a final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês). Dada a importância do evento, é bem provável que seus 63 mil lugares sejam totalmente ocupados pelos torcedores fanáticos do esporte. O estádio foi aberto ao público em 2008 e está avaliado em 675 milhões de dólares.

ANZ Stadium, Sydney

O ANZ Stadium, em Sydney, na Austrália, foi um dos principais palcos da Olimpíada de 2000. Depois dos jogos, ele foi adaptado para partidas de rúgbi. A arena, avaliada em 624 milhões de dólares, tem capacidade para 83,5 mil pessoas.

Sair da versão mobile