Ícone do site Indústria Hoje

Os programas que exigem menos milhas na troca por passagens

Os programas que exigem menos milhas

São Paulo – O programa de milhagem TAM Fidelidade, da TAM, exige uma menor quantidade de milhas para resgatar passagens aéreas em trechos nacionais do que seus concorrentes: Smiles, da Gol; Tudo Azul, da Azul; e Amigo, da Avianca.

Essa é a conclusão de um levantamento feito pelo site especializado em promoções de passagens aéreas Melhores Destinos, que compara a quantidade de milhas cobradas para resgate de passagens nos quatro principais programas de milhagem do país.

Para chegar ao resultado, o site analisou a quantidade média de milhas exigidas por cada programa para resgate das passagens e o número de vezes nas quais cada programa cobrou a menor quantidade de milhas para resgate do bilhete em 235 trechos nacionais.

Os 235 trechos correspondem a voos que podem ser realizados entre as 15 cidades que têm os aeroportos mais movimentados do país: Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, Belém, Manaus, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

Resultado

O TAM Fidelidade ficou na primeira posição do ranking do Melhores Destinos ao exigir a menor quantidade de milhas para resgate do bilhete em 147 trechos pesquisados. A média necessária de milhas para resgate de uma passagem no programa é de 9.356.

O Smiles, da Gol, ficou na segunda colocação ao cobrar a menor pontuação para resgate do bilhete em 84 outros trechos. A média de milhas necessárias cobrada pelo programa para resgate de passagens é de 12.937.

O programa Amigo, da Avianca, cobrou a menor quantidade de milhas por bilhetes em 52 trechos e ficou em terceiro lugar, apesar de a companhia aérea cobrar, em média, a menor quantidade de milhas para resgate de passagens no país (8.849).

O Melhores Destinos pondera que a Avianca opera apenas em 10 das 15 cidades pesquisadas. A companhia aérea não voa para trechos como Manaus e Belém, mais longos e caros, o que favoreceu sua pontuação no levantamento.

Como são considerados dois critérios (quantidade de trechos nos quais o programa cobra a menor quantidade de milhas e a quantidade média necessária de milhas para resgate de passagens), a Avianca acabou ficando na terceira colocação.

O Tudo Azul, da Azul, ficou em último lugar em ambos os critérios pesquisados. O programa de milhagem exigiu menor quantidade de milhas para resgate de bilhetes em apenas 17 trechos, e cobrou uma média de 15.839 milhas por passagem.

Veja nas tabelas a seguir os resultados da pesquisa feita pelo Melhores Destinos:

Número de trechos nos quais cada programa cobra a menor quantidade de milhas para resgate de bilhetes

Regiões e municípios TAM Fidelidade Gol Smiles Avianca Amigo* Azul TudoAzul
SUDESTE 48 35 9 6
Belo Horizonte 13 5 Não opera 0
Campinas 8 5 Não opera 6
São Paulo (Congonhas/Guarulhos) 7 6 5 0
Rio de Janeiro (Galeão/Santos Dumont) 9 10 4 0
Vitória 11 9 Não opera 0
SUL 33 15 15 2
Curitiba 9 7 5 0
Florianópolis 12 5 5 1
Porto Alegre 12 3 5 1
NORTE + DF 26 16 8 3
Brasília (Centro Oeste) 2 8 8 1
Belém (Norte) 13 4 Não opera 0
Manaus (Norte) 11 4 Não opera 2
NORDESTE 40 18 20 6
Fortaleza 11 4 7 1
Natal 8 4 6 1
Recife 10 3 6 3
Salvador 11 7 1 1
Total geral 147 84 84 17

Quantidade média de milhas cobradas pelos programas para resgate de passagens em cada região do país

Regiões Avianca Amigo TAM Fidelidade Gol Smiles Azul TudoAzul
Sudeste 8.000 8.616 11.095 14.078
Sul 9.300 8.689 12.311 16.159
Norte + DF 6.545 10.958 15.413 16.755
Nordeste 9.545 9.484 13.623 16.689

Elaboração: Melhores Destinos

Metodologia

A pesquisa foi realizada no dia 16 de maio de 2015, um sábado, e simulou a quantidade de milhas cobradas por cada programa para resgate de uma passagem de ida caso a viagem fosse feita no dia 26 de maio, uma terça‐feira. Ou seja, o levantamento considerou compras feitas com dez dias de antecedência da data do voo, que foram pesquisados na mesma data e horário.

Foi considerada a menor pontuação cobrada em voos diretos ou com escalas e conexões com intervalo máximo de 150 minutos de duração em cada trecho. O objetivo foi evitar a comparação entre voos curtos e longos. Como voos mais longos geralmente são mais baratos, eles poderiam distorcer os resultados do levantamento.

Em todas as cidades foram simuladas viagens para os outros 14 destinos. A exceção é a cidade de São Paulo, no qual as simulações foram feitas para 13 destinos, pois não existem voos entre a capital e Campinas, localizada no interior do estado.

Quando mais de um programa de milhagem cobrou a menor quantidade de milhas para a troca de passagem em um mesmo trecho, o Melhores Destinos considerou que todos ofereceram a condição mais vantajosa. Portanto, todos pontuaram no trecho.

Na pesquisa do número de milhas exigidas para o resgate de cada bilhete nos programas TAM Fidelidade e Smiles, foi considerado que o cliente tenha o cartão branco na TAM Fidelidade e o cartão Smiles no programa de milhagem da Gol.

Dessa forma, o site buscou evitar que tabelas diferenciadas, oferecidas por ambos os programas para viajantes frequentes ou membros de clubes de benefícios, não criassem distorções na comparação com os programas da Avianca e da Azul, que não oferecem esses benefícios.

Dicas

Como a quantidade de milhas exigidas para resgate de passagens aéreas em cada programa pode variar a qualquer momento, é recomendável pesquisar a pontuação exigida por cada programa nos trechos e datas desejados antes de decidir para qual deles transferir os pontos acumulados no programa de fidelidade do cartão de crédito.

A quantidade de milhas necessárias para realizar uma viagem pode inclusive mudar no período de transferência dos pontos do cartão para a conta do programa de milhagem, que pode chegar a demorar até 15 dias (o mais comum é que o prazo seja de dois a cinco dias).

Para evitar surpresas nesse caso, o Smiles, da Gol, oferece um diferencial: é possível reservar passagens antes de transferir os pontos do cartão para o programa da companhia aérea.

A pontuação para resgate de bilhetes em cada trecho pode ser menor em cada programa durante períodos promocionais, o que reforça a necessidade de o consumidor pesquisar preços antes de transferir seus pontos do cartão.

Além de verificar qual programa exige, em média, a menor quantidade de milhas para resgatar passagens, o cliente também deve levar em conta outros fatores importantes ao escolher o programa de milhagem.

É recomendável verificar, por exemplo, se a companhia aérea oferece tabelas diferenciadas para resgate dos bilhetes; se as regras de cada programa permitem acumular milhas com maior facilidade; além da qualidade de serviços prestados pelas empresas e frequência de promoções, inclusive para transferência de pontos do cartão.

Fonte: Exame

Sair da versão mobile