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Os segredos do maior franqueado da Pizza Hut no Brasil


São Paulo – Criar sua própria rede de franquias ou virar um mega franqueado de alguma marca já existente? Para alguns empreendedores, esta dúvida surge na hora de fazer um investimento. Jorge Aguirre, franqueado da Pizza Hut na Grande São Paulo, não tem dúvidas de que escolheu o lado certo.

Neste mês, Aguirre foi convidado, entre mais de 800 franqueados, a fazer parte do conselho mundial da Pizza Hut. A rede, que pertence ao grupo Yum! Brands, tem mais de 13 mil restaurantes em 88 países.

Na Grande São Paulo, Aguirre administra 36 unidades. “Isso é uma prova de confiança da marca no potencial de crescimento do Brasil e de reconhecimento do trabalho”, conta, em entrevista exclusiva a EXAME.com.

Ele começou como executivo da rede, na década de 1990. “Eu me afastei da empresa por um período e fui trabalhar em outro assunto. Em 1999 surgiu a oportunidade de me tornar franqueado da Pizza Hut”, diz.

Na época, a Yum! Brands tinha 16 unidades na região e repassou as lojas para o comando do empresário. “Era uma operação própria e eles fizeram o que a gente chama de refranquear. Foi então que assumimos aquele número de restaurantes como franqueados”, conta.

Todas as 36 lojas são administradas pela empresa de Aguirre, a Internacional Restaurantes do Brasil (IBR), que é a maior operadora da Pizza Hut no país com mais de 50% das vendas anuais da marca por aqui.

Não existem subfranqueados, apenas gerentes que cuidam do cotidiano da operação. “Nós procuramos fazer com que cada gerente de loja atue com um senso de propriedade bastante grande, como se ele fosse o franqueado. Nós temos um sistema de participação no resultado, que dá a ele a possibilidade de formar a própria remuneração”, explica.

O resultado se comprova nos números. Neste ano, a IRB deve faturar 160 milhões de reais e abrir mais seis novos restaurantes. A empresa, que tem 1,5 mil funcionários, estima que 15 milhões de clientes são atendidos ao ano. Para muitos especialistas em franquias, seguir os passos de Aguirre é o caminho mais rentável no mercado. Com muitas unidades de uma mesma franquia, o empreendedor ganha escala e consegue multiplicar o lucro mais rápido.

Um dos segredos de ser um mega franqueado é escolher uma marca de confiança; “Isso é o mais importante”, conta. A partir da escolha, é preciso se dedicar muito ao negócio. “É hora de mergulhar de cabeça, investir, apostando na escala do crescimento, mas um crescimento bem organizado e baseado fundamentalmente na formação de equipe”, explica.

Para Aguirre, encontrar pontos para abertura de novas unidades é fácil perto de formar a equipe ideal. “O mais difícil e o segredo do negócio é ter uma boa equipe, uma equipe capaz de se multiplicar”, diz.

Priscila Zuini, de Exame

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