O rugosímetro é um equipamento muito utilizado na indústria para medir a textura, rugosidade e a ondulação de matérias de propriedade ferrosos e não ferrosos.
Quando observamos as peças que adquirimos hoje em detalhes, podemos ver que a sua superfície apresenta irregularidades, as quais muitas vezes se manifestam na forma de marcas ou sulcos sobre a peça.
O rugosímetro é um equipamento utilizado para verificar os possíveis danos ocorridos a um determinado equipamento. A rugosidade superficial está relacionada diretamente ao processo de produção e às ferramentas e processos utilizados na fabricação de determinada peça.
Para que serve um Rugosímetro?
É importante que fique claro que o rugosímetro é um aparelho usado para verificar a rugosidade, ou seja, as imperfeições na superfície de peças, sendo um dispositivo dotado de alta e excelente precisão.
Veja também: Dinamômetro: Como esta ferramenta pode otimizar o desempenho do motor do seu carro.
Com este equipamento é possível fazer uma análise do nível de imperfeições existentes em uma determinada superfície.
Antigamente, ele era utilizado somente para a verificação da textura ou rugosidade primária. Com o tempo e os avanços da tecnologia, foi desenvolvido também o critério da avaliação secundária. No entanto, mesmo com todo esse avanço, o nome do dispositivo permaneceu o mesmo.
Existem rugosímetros tanto analógicos quanto digitais, os quais realizam a leitura e o registro dos parâmetros de rugosidade.
Dispositivos como este são muito utilizados em linhas de produção, e laboratórios de pesquisas e desenvolvimento. Diversas informações a respeito da textura das peças são produzidas através dos dados e indicadores que o rugosímetro fornece durante o seu processo de medição.
Do que é composto um rugosímetro?
Os rugosímetro que medem a rugosidade secundaria constituídos pelas seguintes partes:
-
Apalpador
O apalpador é um dispositivo que possui uma agulha apalpadora, que atua deslizando sobre a superfície a ser verificada, para levar os sinais obtidos até o amplificador.
-
Unidade de acionamento
É o dispositivo que promove o deslocamento do apalpador em torno da área avaliada, mantendo uma velocidade contínua e também uma distância desejável, para obter um melhor resultado.
-
Amplificador
O amplificador nada mais é do que um dispositivo que indica a leitura dos sinais enviados pelo apalpador, calculando os parâmetros escolhidos, deslocando o apalpador para a superfície.
-
Registrador
Éste dispositivo faz parte do amplificador e é responsável por reproduzir em papel o corte efetivo da superfície.
O processo de rugosidade consiste basicamente em percorrer a superfície da peça com o objetivo de detectar algum tipo de irregularidade. Equipamentos danificados por algum motivo tendem a causar problemas de segurança, podendo colocar em risco as pessoas que trabalham diretamente com eles.
Desse modo, dispositivos como o rugosímetro geram informações extremamente necessárias e precisas em relação a determinados equipamentos.
Em indústrias e fábricas, a utilização do Rugosímetro é rotineira, principalmente no setor de manutenção, no qual os funcionários precisam saber ser os equipamentos estão danificados.
Às vezes, um dano pode não ser visível e, ser não for controlado e tratado no tempo adequado, pode causar um acidente, trazendo danos pessoais e físicos. Por esse motivo é que o rugosímetro é um aparelho muito importante!