Ícone do site Indústria Hoje

Paraná cria 6.713 vagas com carteira assinada em janeiro

O Paraná está entre os quatro estados que registraram aumento na criação de empregos com carteira assinada no mês de janeiro deste ano.

O Paraná está entre os quatro estados que registraram aumento na criação de vagas com carteira assinada no mês de janeiro deste ano. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgadas na sexta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de admissões foi maior que as demissões, gerando um saldo positivo de 6.713 postos de trabalho. Das novas vagas, 79% foram registrados no interior.

Apenas 4 Estados tiveram aumento de vagas com carteira assinada

De acordo com o relatório do Ministério do Trabalho, o Brasil perdeu 81.774 vagas de trabalho em janeiro, o que representa uma queda de 0,2% em relação a dezembro. O saldo negativo assinala que esse foi o pior resultado para o mês desde 2009. Os demais estados que elevaram o nível de emprego foram Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

“No Paraná, o governo estadual promove nos últimos quatro anos uma gestão municipalista, que contribui para estruturar as cidades, com diálogo com as prefeituras e o setor produtivo de todo o Estado. Com isso, há estímulo ao desenvolvimento econômico, principalmente no interior, gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida dos paranaenses”, afirmou a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

A região Sul se destacou no relatório como a que mais abriu vagas no primeiro mês do ano, totalizando 29.688 postos formais. O levantamento também apontou que das nove regiões metropolitanas analisadas, somente a de Curitiba apresenta dados positivos, com saldo de 1.445 vagas de trabalho.

SETORES

No Paraná, os setores que mais criaram empregos foram os de serviços e indústria de transformação, com um saldo de 4.502 e 4.057 postos, respectivamente. A construção civil também registrou saldo positivo de 2.118 vagas, ocupando a terceira posição no ranking da abertura de vagas.

O resultado do Caged de Janeiro mostra que o Paraná mantém o ritmo de crescimento de 2014, quando foi responsável por 10,3% das vagas criadas em todo o Brasil, ocupando a quinta posição no ranking dos estados que mais criaram postos de trabalho com carteira assinada. O resultado foi 2,2 pontos porcentuais maior que o registrado em 2013.

ATENDIMENTO

Os dados positivos do Caged são confirmados pelos trabalhadores que procuram atendimento nas Agências do Trabalhador.

Fonte: Jornal Indústria e Comércio

Sair da versão mobile