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Pmo fatores críticos de implementação

A implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos – PMO é o primeiro passo para que este se torne altamente eficiente em suas proposições. Podemos verificar que os procedimentos desenvolvidos só serão completamente aceitos se a utilização da metodologia de Gestão de Projetos for realizada de forma permanente e institucionalizada.

Um ponto importante para que a implantação obtenha sucesso deve-se à prática de disseminar as informações junto aos interessados de forma gradativa, ou seja, a medida da evolução da maturidade com o tema, bem como, seu domínio e compreensão. Isto facilita a adaptação dos envolvidos, permitindo absorver as funcionalidades e benefícios das novas ferramentas e metodologia na gestão dos projetos gradativamente, sem que as rotinas diárias de trabalho as quais estavam acostumados fossem alteradas drasticamente. Isto só é possível devido aos diálogos durante a fase de iniciação do PMO, úteis no sentido de que as ferramentas possam ser adaptadas à realidade da organização. Em um primeiro momento a simplificação dos procedimentos é vital para que as lideranças aceitem a metodologia.

Como esperado, é essencial se preparar à resistência na gestão de mudanças, o que é natural. Este tipo de comportamento diminui com o envolvimento da Alta Administração, que consequentemente exigirá apoio das lideranças.

Outro fator que auxilia muito nos procedimentos do PMO é o mapeamento dos funcionários em relação ao seu conhecimento sobre o tema. Este mapeamento mostra o nível em que se encontram os funcionários envolvidos e a necessidade da realização de formação continuada, para que a Gestão de Projetos possa ser entendida em relação às suas atribuições e responsabilidades.

Portanto, para que a implantação do PMO possa ser realizada com êxito algumas lições aprendidas devem ser verificadas para que a resistência dos colaboradores à utilização da metodologia de GP seja menor:

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