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PMO lições aprendidas da implementação

RESUMO

A implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos – PMO é o primeiro passo para que este se torne altamente eficiente em suas proposições. Podemos verificar que os procedimentos desenvolvidos só serão completamente aceitos se a utilização da metodologia de Gestão de Projetos for realizada de forma permanente e institucionalizada.

Um ponto importante para que a implementação obtenha sucesso deve-se à prática de disseminar as informações junto aos interessados de forma gradativa, ou seja, a medida da evolução da maturidade com o tema, bem como, seu domínio e compreensão. Isto facilita a adaptação dos envolvidos, permitindo absorver as funcionalidades e benefícios das novas ferramentas e metodologia na gestão dos projetos gradativamente, sem que as rotinas diárias de trabalho as quais estavam acostumados fossem alteradas drasticamente. Isto só é possível devido aos diálogos durante a fase de iniciação do PMO, úteis no sentido de que as ferramentas possam ser adaptadas à realidade da organização. Em um primeiro momento a simplificação dos procedimentos é vital para que as lideranças aceitem a metodologia.

INTRODUÇÃO

Como esperado, é essencial se preparar à resistência na gestão de mudanças, o que é natural. Este tipo de comportamento diminui com o envolvimento da Alta Administração, que consequentemente exigirá apoio das lideranças.

Outro fator que auxilia muito nos procedimentos do PMO é o mapeamento dos funcionários em relação ao seu conhecimento sobre o tema. Este mapeamento mostra o nível em que se encontram os funcionários envolvidos e a necessidade da realização de formação continuada, para que a Gestão de Projetos possa ser entendida em relação às suas atribuições e responsabilidades.

Portanto, para que a implantação do PMO possa ser realizada com êxito, além da definição de um “Roteiro” (quadro I) algumas LIÇÕES APRENDIDAS devem ser verificadas para que a resistência dos colaboradores à utilização da metodologia de GP seja menor:

que a organização garanta a utilização do produto e/ou serviço, envolvendo o usuário, pois o fluxo de valor tem que ser baseado nas necessidades estratégicas organizacionais.

(Quadro I – Adaptado pela Autora)

CONSIDERAÇÕES GERAIS

 

Dessa forma, a partir da análise discorrida pelo presente artigo, as “lições aprendidas”  que garantem o sucesso da implementação de um PMO estão baseadas em alinhamento estratégico e investimento na equipe, impedindo que o resultado da ação do PMO consista na criação de um repositório de técnicas e ferramentas para gestão de projetos.

Cabe ressaltar, que é fator preponderante treinar e capacitar a equipe continuamente aplicando o ciclo da gestão do conhecimento, contribuindo para o aprendizado coletivo e individual.

Ademais, o alto nível de alinhamento estratégico é representado pela associação plena entre o PMO e a Organização, consistindo na intersecção entre as diretrizes estratégicas contidas integralmente na estrutura organizacional.

Diante desse contexto, o PMO se caracteriza como responsável pelo impacto positivo gerado, consequentemente da gestão de projetos em nível estratégico.

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