Ícone do site Indústria Hoje

Produção global de aço mostra fraqueza em abril

 

LONDRES, 21 Mai (Reuters) – A produção global e chinesa de aço bruto foi fraca em abril, conforme as siderúrgicas ajustaram o nível de atividade a uma demanda mais fraca e preços em queda, no que deveria ter sido um dos períodos mais ativos para o setor no ano, mostraram dados da indústria divulgados nesta segunda-feira.

 

A produção mundial subiu em apenas 1,2 por cento em abril ante o mesmo período do ano passado para 128 milhões de toneladas, segundo dados da Associação Mundial de Aço (WSA).

 

 

Na China, maior produtora mundial, o volume de aço produzido cresceu 2,6 por cento, para 60,6 milhões de toneladas no mês passado.

 

“Demanda fraca na Europa e crescimento desacelerando na Ásia fizeram os preços globais de aço despencarem recentemente”, disse Martin Evans, diretor de produtos metálicos do CME Group, em nota.

 

“Com menos compradores, a tendência deve continuar nos próximos três meses, conforme estoques nas siderúrgicas continuam a crescer”, acrescentou.

 

O consumo de aço no hemisfério norte normalmente atinge um pico na primavera, conforme a atividade dos setores de construção e manufatura acelera com os meses mais quentes antes do verão.

 

Na sexta-feira, o Instituto Aço Brasil (IABr) divulgou que a produção brasileira de aço bruto em abril caiu 1,2 por cento sobre um ano antes, para 3 milhões de toneladas .

 

O crescimento no consumo global de aço em 2012 vai desacelerar, atingido por crescimento econômico mais fraco na China e incertezas sobre a crise de dívida da zona do euro, informou no mês passado a WSA.

 

(Por Silvia Antonioli)

 

Sair da versão mobile