Ícone do site Indústria Hoje

Profissão Engenheiro Automotivo

A profissão Engenheiro Automotivo ou Automobilístico, cuja área é também conhecida como Engenharia Automóvel ou Engenharia Automotiva é uma graduação oferecida por algumas universidades, no entanto, em outras aparece como uma especialização. Nesse caso, estão aptos para realizá-la, normalmente, os formados em engenharia mecânica.

Independente de como ela é ensinada, essa engenharia é um ramo da engenharia mecânica especializado nos diferentes tipos de veículos automóveis. Para tanto, são agregados a ela os conhecimentos da engenharia mecânica, eletrotécnica, eletrônica, de informática e segurança. Também são utilizados os aperfeiçoamentos técnicos para que ocorra a evolução tecnológica dos automóveis, ou seja, crescimento da sua qualidade, competitividade e produtividade.

Como atua o engenheiro automotivo?

Quem opta pela graduação ou mesmo pela especialização em Engenharia Automotiva vai atuar em uma série de setores. Entre eles, estão projeto, desenvolvimento, fabricação e montagem de equipamentos e sistemas para veículos automóveis, bem como de motocicletas, máquinas industriais e agrícolas.

Esse profissional pode trabalhar tanto na engenharia de produto como na engenharia de desenvolvimento. Quando opta pela de produto vai ser responsável pela climatização de dentro do veículo, segurança que o automóvel deve proporcionar, consumo de combustível e quais serão e como são as emissão de gases poluentes.

 

O engenheiro de produto também se ocupa da dinâmica, desempenho e ergonomia do veículo, viabilidade e custos envolvidos para sua fabricação, bem pela facilidade de condução, durabilidade e corrosão do automóvel e quais os ruídos, vibração e dureza do mesmo. Esse especialista se detém à percepção tátil e auditiva, se colocando no lugar da pessoa que vai conduzir o veículo.

Enquanto isso, o engenheiro que se dedica ao ramo do desenvolvimento, também chamado de engenharia de sistemas, tem a função de cuidar de cada um dos itens que a engenharia de produto levou em consideração, no entanto, de modo individual. Ele também atua no processo de compensação, para que exista certo equilíbrio no veículo finalizado. Isto é, se o gasto de combustível é grande, ele deve ter um maior desempenho do motor.

Mercado de trabalho para esse profissional

Além de trabalhar nas indústrias que fabricam veículos, o engenheiro automobilístico pode prestar consultoria para o segmento do automóvel ou serviços técnicos de importadores e representantes de equipamentos para o setor. Esse especialista pode, ainda, atuar em entidades de inspeção, homologação, legislação automóvel e centros de formação de condutores de veículos.

Apoio técnico especializado em equipamentos de competição automobilística, transportes públicos e privados, centros de formação técnica de fabricantes de veículos automotores e exploração de frotas de veículos e de transportes públicos ou privados são outros setores que necessitam de profissionais com essa especialização. O engenheiro automobilístico também pode ter o seu próprio negócio no setor.

Além das indústrias automotiva, os profissionais encontram vagas em montadoras de veículos, em especial, nas localizadas na região centro-oeste. Outros empregadores em potencial são as indústrias de autopeças, concessionárias de veículos leves e pesados e empresas de serviços de manutenção de máquinas agrícolas, terraplenagem, mineração, entre outras.

Vantagens e desvantagens

Mesmo com o grande número de veículos que são fabricados atualmente e o crescimento do setor automobilístico no Brasil, existe um mercado limitado para quem conclui a graduação ou realiza uma especialização em Engenharia Automotiva, o que é visto na hora de procurar emprego nessa área. Além de existirem poucas vagas, a concorrência é grande, pois essa é uma área que interessa a muitos engenheiros.

Além dessas desvantagens para o profissional, a vantagem está no prestígio e nos bons salários que o engenheiro automotivo ou automobilístico recebe.  Quem gosta de trabalhar em grandes empresas, essa é uma das engenharias ideais, uma vez que as maiores empregadoras são as indústrias nacionais e multinacionais que atuam no setor automotivo.

Sair da versão mobile