Ícone do site Indústria Hoje

Profissão Engenheiro de Produção


Como gerenciamento entende-se a dedicação à concepção, melhoria, implementação e acompanhamento de sistemas de produção. Para tanto, essa engenharia faz uso dos conhecimentos advindos da matemática, física e ciências sociais, que devem estar aliados com a habilidade de analisar projetos e atividades de engenharia e programas de desenvolvimento para organizar processos produtivos cada vez mais eficientes. Nisso estão presentes as estratégias produtivas, com o objetivo de tornar o produto mais competitivo.

Como funciona a atuação do engenheiro de produção

O profissional que realiza a graduação em Engenharia da Produção é uma peça fundamental em indústrias e empresas de praticamente todos os segmentos, inclusive, quando se trata de grandes empresas. Além dos conhecimentos de engenharia, é preciso dominar os saberes de administração e economia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma corporação.

É preciso que o engenheiro de produção tenha esse amplo conhecimento para que saiba a melhor forma de gerenciar equipes, equipamentos e materiais. Ele funciona como um elo entre o setor técnico e o administrativo, sendo que pode trabalhar em empresas prestando assessoria para definir funções e planejar escalas de trabalho.

Veja como o profissional pode atua nas corporações:

– O engenheiro de produção analisa e define a estrutura da empresa, de acordo com o mercado;

– Gerencia as finanças da empresa, definindo onde os recursos serão investidos, além de gerenciar custos, prazos, juros e previsão de vendas.

– Administra os trabalhadores que produzem bens ou prestam serviços, ao avaliar custos, prazos e instalações, para possibilitar a execução do trabalho.

– Implementa e administra os processos de produção, desde a seleção de matéria-prima até a finalização do produto.

– Estabelece padrões de qualidade e fiscaliza se as metas são cumpridas.

– Gerencia operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

– Simula processos, antecipando possíveis problemas e busca soluções, empregando ferramentas da tecnologia da informação.

Mercado de trabalho do engenheiro de produção

O perfil do engenheiro de produção que deseja se dar bem na profissão deve ter como principal característica a multidisciplinaridade, pois o seu desempenho será o esperado apenas com o conhecimento de todos os saberes necessário. Sólidos conhecimentos matemáticos e sapiência ao lidar com problemas tanto de produção quanto de equipe são outras necessidades imprescindíveis para alcançar uma boa posição no mercado de trabalho.

De forma geral, ele deve ser crítico, quantitativo, estratégico, criativo e, principalmente, saber da sua importância tanto em termos técnicos, quanto políticos, econômicos e sociais dentro da empresa. As regiões que mais empregam esses profissionais são a sudeste e a sul, devido a sua grande industrialização.

No entanto, com o surgimento de um maior número de indústrias em outros estados, como Ceará e Paraíba, está ampliando as oportunidades em outras regiões do país. Enquanto isso, a região centro-oeste absorve mais o engenheiro de produção no setor da agroindústria. Nesse caso, aliás, o profissional deve ser muito completo, porque vai atuar tanto na produção agrícola, como no processo industrial, comercialização e distribuição de produtos.

Onde procurar emprego

As indústrias que mais contratam os formados nessa graduação são as de construção, automóveis, navios, aviões, alimentos, agroindústria, eletrodomésticos, equipamentos e o governo para projetos de desenvolvimento. O mesmo ocorre com as empresas que prestam serviços, sejam elas de transporte aéreo, consultorias e Internet.

O engenheiro de produção é mais requisitado nas grandes corporações. Empresas como os Correios, Petrobras, Aneel, ANP e BNDES são algumas das grandes contratadoras, bem como as de telefonia, bancos, fundos de pensão, seguradoras, bancos de investimento e do setor da logística.

Sair da versão mobile