Ícone do site Indústria Hoje

Profissão Engenheiro Metalúrgico

Dessa forma, a Engenharia Metalúrgica se refere a uma série de conhecimentos que são usados para a transformação de minérios em metais e ligas metálicas para serem utilizados em processos industriais.

Profissão de Engenheiro Metalúrgico

Os engenheiros metalúrgicos devem ter conhecimento das propriedades dos metais, uma vez que o profissional é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e ligas metálicas. O engenheiro metalúrgico atua em todo o processo de beneficiamento de minérios, desde a extração, refino e conformação até a obtenção de produtos com estrutura e propriedades físicas e químicas de acordo com a finalidade que vai ter na indústria.

Os metais beneficiados são usados em uma ampla variedade de segmentos, como na confecção de chapas e vigas para a construção civil, produção de latas de refrigerante, implantes ortopédicos, trens de pouso de aviões, além de outras máquinas, estruturas e peças.

O engenheiro metalúrgico também realiza a combinação de metais com outros materiais, entre eles, vidro, plástico e cerâmica. Assim, são criados compostos com novas propriedades, o que é feito por meio de desenvolvimento, execução e coordenação de projetos de tratamento e de produção de metais.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho está em graças aos investimentos nas indústrias metal-mecânica, mineradora, petroleira e nuclear. Já que o Brasil é um grande exportador de minérios, precisa de engenheiros metalúrgicos para dar conta da demanda mundial. No Brasil, também existe grande demanda pela matéria prima, tanto para a indústria naval como para a indústria do petróleo.

Nesse contexto, os engenheiros mecânicos podem atuar no mercado de trabalho com metais ferrosos e desenvolver ligas metálicas que contenham ferro, acompanhar as fases de fabricação em usinas siderúrgicas, do planejamento ao controle de qualidade da produção. Outro segmento é dos metais não ferrosos, no qual o profissional vai produzir ligas metálicas que não contenham ferro, como alumínio e cobre, além de definir técnicas e métodos para trabalhar com cada metal.

O profissional pode, ainda, realizar o tratamento metalúrgico e termomecânico, controlar o processo de transformação de metais ferrosos e não ferrosos, bem como estudar a composição e as propriedades dos metais e definir o melhor tipo de tratamento e beneficiamento. Os maiores empregadores do país estão nos estados do litoral brasileiro.

Depois de formados, os engenheiros encontram oportunidades no setor siderúrgico, que realiza a extração de alumínio, cobre, ouro e produz aço e outros metais. Também são contratados para transformar esses metais para uso industrial, como acontece em empresas como Usiminas, Açominas, Vallourec & Mannesmann e ArcelorMittal.

Vantagens e Desvantagens da Profissão

Para o setor da metalurgia e mineração a necessidade de profissionais é maior do que o número de formados, o que é uma das grandes vantagens da profissão. Assim, o engenheiro metalúrgico encontra vagas de emprego com mais facilidade na indústria automobilística, de mineração, de armamento, de base, áreas de extração mineral, bem como nas indústrias aeronáuticas e siderúrgicas.

Isso se confirma com informações do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que afirma que o país está na nona posição em relação aos maiores produtores e o 13º exportador mundial do aço. Além de o setor receber novos investimentos que garantem as perspectivas positivas de emprego no setor para a próxima década.

A dica é atuar nos laboratórios da faculdade, pois é o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho. Já a desvantagem está nas poucas universidades que oferecem o curso de Engenharia Metalúrgica no país.

Sair da versão mobile