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Qual a diferença entre faturamento e o lucro líquido?

Antes de entender qual a diferença entre faturamento e o lucro líquido, é preciso conceituar cada uma dessas palavras. Faturamento, no contexto econômico, é a soma de todas as faturas que são emitidas em um determinado período por uma empresa, por meio delas, o comerciante pode vender a prazo, controlar as vendas, etc.
Para os órgãos fiscalizadores do governo, o faturamento deve ser apresentado a fim de garantir o que prevê a legislação tributária. A partir das notas de faturamento é possível, ainda, extrair as duplicatas, as quais funcionam como um meio de cobrança da empresa ao devedor.
Já o lucro líquido é o conceito dado ao lucro bruto menos as deduções de imposto de renda e de outras taxas que uma determinada empresa deve pagar. Em outras palavras, é o valor ganho, em um certo período, excluindo os gastos, sendo também chamado de lucro do exercício social de uma empresa.
Em grades companhias, é o valor existente depois das participações (DEAP) e antes das distribuições de lucros aos acionistas/sócios. Assim, o lucro líquido serve como base de cálculo para a distribuição de lucros (DL) entre os sócios.
A diferença entre faturamento e o lucro líquido, portanto, é que enquanto o primeiro se refere à arrecadação total, o lucro líquido é a receita deduzindo todas as despesas e impostos. Tanto o lucro líquido quanto o faturamento pode ser calculado referente ao ano, ao mês, ao semestre ou outro espaço de tempo.
Já as despesas que são deduzidas para se ter o lucro líquido podem ser de cunho operacional, impostos, taxas, tributos, salários e outros. Não são apenas as empresas que possuem faturamento e lucro líquido, mas também qualquer atividade da onde entra e saia dinheiro, como da prestação de serviços, eventos, etc.
Exemplo de como calcular o lucro líquido
Para calcular o lucro líquido pode-se usar a seguinte fórmula: lucro bruto – impostos e taxas. Vale dizer que o lucro bruto é o resultado da receita, sem levar em conta as despesas. Para elucidar, será usado um exemplo simples: uma pessoa organiza um evento e ao final o seu lucro bruto é de R$ 15 mil, ou seja, desse valor não foi retirado ainda todos os gastos que ela teve para fazer a festa.
Assim, ao retirar os gastos que se teve, como o pagamento de honorários contábeis, Impostos e etc, se tem o lucro líquido. No entanto, se a pessoa ao final perceber que gastou mais do que ganhou, ela não teve nenhum lucro líquido, isto é, ficou no prejuízo.
Em uma empresa funciona de forma semelhante, o empresário que administra bem a sua empresa ou que está atuando em um segmento que está em uma fase favorável vai ter lucro líquido se ao final do mês fazer os calcular e concluir que os seus gastos, ou seja, o que ele vendeu soma um valor maior do que o que ele gastou pagando todas as suas despesas.
Quando, entretanto, não existe lucro líquido em uma empresa, a mesma fica no vermelho e se não se recuperar nos próximos meses pode ter que fechar as suas portas.

Por Fábio Alves e Vivian Fiorio

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