Ícone do site Indústria Hoje

Rastreamento ocular no estudo da multitarefa

Rastreamento ocular no estudo da multitarefa

Uma compreensão mais profunda das condições e efeitos da multitarefa permite adaptar a organização do trabalho e o estilo de gestão às mudanças no ambiente de trabalho moderno e otimizar os resultados alcançados. Multitarefa é a capacidade de, entre outras coisas, realizar tarefas paralelas.

Num sentido mais amplo, requer a mudança de atenção entre tarefas, enquanto num sentido estrito, envolve a realização física de duas atividades ao mesmo tempo, por exemplo, falar ao telefone e verificar e-mails.

Uma forma multitarefa de trabalhar permite o acesso a um conjunto mais amplo de informações, facilita a implementação de novas ideias que estimulam a criatividade, facilita o desenvolvimento de conhecimentos ou competências e ajuda a prevenir a monotonia. Este é um fator extremamente importante no contexto de um colaborador, pois permite-lhe aumentar a sua eficiência laboral.

Existem também efeitos negativos. A mudança contínua da atenção de um funcionário entre tarefas pode levar à fragmentação do trabalho, bem como à sobrecarga, o que tem um impacto negativo na produtividade, no desenvolvimento e no nível de estresse experimentado.

Tendo em conta o que precede, uma equipa de cientistas da Universidade de Economia de Cracóvia realizou investigação nesta área utilizando um dispositivo que monitoriza o movimento dos olhos (Eye Tracker).

O rastreamento ocular está se tornando cada vez mais popular em estudos sobre a ergonomia das interfaces de programas de computador, a legibilidade e usabilidade de sites, bem como as decisões de compra dos consumidores e suas respostas ao design de embalagens. Rastreamento ocular nos negócios, também visa identificar e analisar padrões de concentração de usuários durante a execução de diversas atividades, por exemplo, melhorando a arquitetura da informação e as interfaces gráficas de ferramentas de TI, como um sistema de TI ERP.

O objetivo do estudo foi determinar o impacto da eficiência do trabalho paralelo, ou seja, da realização de várias tarefas ao mesmo tempo, na eficácia individual do trabalhador. O estudo foi conduzido na forma de um experimento usando um Eye Tracker.

Os resultados de pesquisas realizadas na Universidade de Economia confirmaram que a multitarefa exige mais tempo para a realização das tarefas e prejudica a criatividade, mas no caso de tarefas simples, não diminui a correção de sua execução.

Curiosamente, realizar diversas atividades ao mesmo tempo sob pressão de tempo enfraquece o desempenho do funcionário. A conclusão do estudo é que tarefas simples podem ser executadas simultaneamente se não houver restrições de tempo, enquanto no caso de tarefas criativas é melhor que o funcionário se concentre apenas na execução de uma tarefa (específica).

Esta observação pode ser particularmente importante para o pessoal administrativo que gere a equipa. Um dos desafios da gestão moderna é garantir um funcionamento eficaz apesar das mudanças no ambiente de trabalho, minimizando os riscos, motivando o trabalho e distribuindo o esforço dos colaboradores entre as diversas atividades. Apesar da crescente popularidade do uso e comercialização deste tipo de pesquisa, ainda são poucas as tentativas de utilização de um rastreador ocular em pesquisas sobre multitarefa.

Uma compreensão mais profunda das condições e efeitos da multitarefa, seja ela utilizada individual ou coletivamente, permite adaptar o trabalho, e em particular o estilo e a organização da gestão, para alcançar resultados óptimos, o que se torna extremamente importante dadas as mudanças no trabalho moderno. ambiente. A utilização do rastreamento ocular permite não só o desenvolvimento de um novo método de diagnóstico empírico, mas também a otimização dos padrões de trabalho.

Sair da versão mobile