Normalmente quando se fala em crise ou mesmo em necessidade de melhorar os resultados a primeira reação em muitos casos é de cortar gastos, ao invés de melhorar seus custos, o que são coisas muito diferentes.
Entendo que redução de custos é diminuir a representatividade de custos frente aos ganhos, torná-los mais eficientes, ou seja, identificar quanto seus custos representam no faturamento total hoje e procurar melhora-los.
Cortar gastos é cortar o cafezinho, o papel da impressora, a qualidade da refeição, do transporte, etc. medidas que definitivamente não agregam valor ou diminuem a representatividade dos custos. Pior ainda, reduzem a motivação dos funcionários e causam prejuízos maiores para empresa.
Para reduzir custos é preciso ser inteligente, podendo chegar ao ponto de enxergar que pode gastar até um pouco mais em m determinado processo e vender mais ou com melhores margens.
A primeira atitude numa crise ou na necessidade de melhorar seus resultados é verificar quais oportunidades estão disponíveis no negócio, por exemplo: podemos passar a representar ou fabricar mais uma linha de produtos se a que representamos/fabricamos não está sendo lucrativa o suficiente para pagar nossas contas como no passado? Se a lucratividade está aquém dos objetivos e tomamos o caminho do corte de gastos começamos a definhar o negócio até seu padecimento total.
Pode parecer um exagero mas acontece com mais frequência do que imaginamos, principalmente em empresas onde o dono/CEO esta bem perto da operação/chão de fábrica e acredita ser o dono da verdade, sempre.
No corte de gastos a decisão vem de cima e envolve no máximo o comprometimento dos gerentes, se estes não tiveram seus ganhos afetados, ou seja, a organização não etá nem envolvida muito menos comprometida.
Na melhoria de resultados através da melhoria dos custos, ou seja, redução dos custos comparado ao faturamento total, cabem atividades em todas as áreas, de vendas a produção, de logística a financeira. Todos os funcionários tem o compromisso de tornar a empresa mais eficiente. Iniciativas de Marketing, melhoria de qualidade de produtos e processos, reavaliação de fornecedores, etc. tudo é possível quando toda organização está empenhada em melhorar resultados.
Umas das melhores maneiras de melhorar resultados é a revisão de processos, sempre é possível melhorar!!!
Rever processos é não estar contente com o status quo e querer de verdade melhora-lo. Empresas que reveem constantemente seus processos, são mais lucrativas, seus produtos tem maior qualidade, seus serviços maior eficiência, seus funcionários são mais motivados.
Enfim, melhorar os custos é mais saudável para toda organização, seja por meio de programas de sugestão de melhorias ou por consultorias especializadas. Cortar gastos simplesmente é centralizador, ineficiente, corta o necessário para desmotivar sem alcançar o resultado desejado.
Cortar Gastos é pontual, Reduzir custos através da melhora de processos é sustentável.
Até o próximo artigo,