Os componentes básicos de um Redutor de Velocidade são rolamentos, eixos de entrada e saída, carcaça e engrenagens. O redutor de velocidade é ativado quando se torna necessário adequar a rotação do acionador (no caso de carros, o motor).
De maneira simples, quanto menor for a rotação do motor, comparada à rotação dos eixos, a velocidade será maior. Por outro lado, a operação inversa – com a rotação do motor maior do que a do eixo – causa um aumento na força. Considerando as leis da física, quando a rotação diminui, o torque aumenta.
Tipos de redutores de velocidade
Existem vários tipos de redutores de velocidade. O mais comum é encontrá-los com um sistema de redução por engrenagens, que podem ser cônicas ou cilíndricas. Este é o tipo de redutor utilizado na indústria automobilística.
Contudo, também existem outros modelos, como rosca sem fim e coroa. Muitas vezes, para se obter redução de ruídos e vibrações, as engrenagens dos redutores de velocidade têm dentes helicoidais, que permitem uma transmissão de potência mais homogênea. Os redutores de dentes helicoidais são mais eficientes, mas têm um custo consideravelmente mais elevado, devido à maior dificuldade de fabricação das engrenagens. Por isso, em sistemas feitos com custos reduzidos, é mais comum encontrarmos engrenagens com dentes retos, que têm uma fabricação muito mais simples.
Por fim, há também os redutores epicicloidais. Este possuem um misto de engrenagens com dentes retos e outras com dentes internos. O redutor epicicloidal de velocidade costuma ser utilizado em sistemas mais compactos que precisam lidar com reduções elevadas de velocidade.
A maioria dos redutores de velocidade trabalha somente com uma taxa de redução. Quando há recursos para a alteração desta taxa, o equipamento é geralmente conhecido como caixa de marchas ou câmbio. Este é, claramente, o caso dos automóveis. O sistema de câmbio dos veículos nada mais é do que um redutor de velocidade com capacidade de alteração de níveis, essencial para estabilizar todo o sistema.
Para quem não está familiarizado com o assunto, inclusive, o câmbio dos veículos é a melhor maneira para se compreender como funciona um redutor de velocidade. Os automóveis exigem mudanças de marcha porque, somente desta forma, é possível manter o motor funcionando abaixo de seu limite, ao mesmo tempo em que se utiliza a melhor performance de sua faixa de RPM.
O câmbio dos veículos, portanto, possibilita que a relação de transmissão entre as rodas e o motor mude conforme o carro tenha sua velocidade aumentada ou reduzida. Os redutores de velocidade também são utilizados em outros tipos de veículos, como lanchas, barcos, helicópteros e aviões. Os redutores de velocidade também são utilizados na indústria, em praticamente qualquer equipamento que utilize rotação, velocidade e torque. Devido à importância deste equipamento para o correto funcionamento dos sistemas – imagine um carro sem câmbio -, é recomendável que, em casos de instalação e manutenção de redutores de velocidade, o processo seja sempre executado por especialistas no assunto.
Vídeo: Telecurso 2000 Manutenção em Variadores e redutores de velocidade