Ícone do site Indústria Hoje

As regras para declarar dependentes no IR 2017

Nem todas as pessoas que dependem de você financeiramente poderão ser incluídas na sua declaração do Imposto de Renda 2017 e diminuir a mordida do leão. Antes de declarar um parente como dependente, é preciso verificar se ele se enquadra nas regras da Receita Federal.

Filhos com mais de 21 anos, por exemplo, só podem ser incluídos como dependentes se estiverem cursando uma universidade ou escola técnica. Já pais, avós e bisavós podem ser declarados como dependentes apenas se tiverem registrado rendimentos, tributáveis ou não, de até 22.847,76 reais em 2016.

Há também um limite de valor para dedução de despesas realizadas pelo contribuinte em benefício do dependente. Neste ano, você poderá deduzir da base de cálculo do imposto a pagar um valor de 2.275,08 reais por dependente (veja os limites de deduções do IR 2017). Ou seja, caso tenha gastos maiores do que esse com dependentes, você não conseguirá reduzir o valor total do imposto a pagar.

Ou seja, nem sempre o contribuinte terá vantagens ao declarar um dependente, já que, além de deduzir apenas parte dos gastos com esse dependente, você também é obrigado a declarar seus bens, dívidas e rendimentos, o que pode aumentar a base de cálculo do imposto que deverá pagar.

Se um pai declara como seu dependente um filho que é estudante universitário e trabalha como estagiário, por exemplo, ele não poderá declarar apenas os gastos com saúde que teve com o seu filho, que podem ser deduzidos do Imposto de Renda: é preciso também incluir na declaração os rendimentos que o filho obteve no estágio.

Caso o dependente adicione à declaração do contribuinte mais rendimentos tributáveis do que gastos dedutíveis, pode levá-lo a ser enquadrado em uma alíquota mais alta do imposto. Por isso, é essencial entender as regras para a inclusão de dependentes na declaração do Imposto de Renda e como informar seus gastos e rendimentos na sua declaração.

As informações são do site Exame 

Sair da versão mobile