As transformações radicais a que a economia e a sociedade têm sido sujeitas durante décadas ganharam impulso nos últimos anos, sobretudo devido à pandemia do coronavírus, cujas consequências ainda não foram totalmente compreendidas. Como resultado, certos modelos económicos e práticas empresariais estão a tornar-se menos sustentáveis.
Uma das razões para isto é o rápido avanço da Revolução 4.0. As questões levantadas neste livro são centrais para a compreensão dos aspectos teóricos e práticos da Quarta Revolução Industrial e do seu impacto esmagador nas relações socioeconómicas emergentes.
O livro aborda o futuro e a flexibilidade do mercado de trabalho na era da transformação digital; questões relacionadas com o surgimento de novos padrões de produção e distribuição de serviços públicos. Examina o impacto da Revolução 4.0 no setor global de serviços empresariais e nos modelos de gestão de projetos empresariais, em tempos de complexidade crescente.
O livro cobre um amplo espectro de preocupações associadas à Indústria 4.0, como sociais, econômicas, tecnológicas e ambientais, tornando-o um recurso abrangente que oferece conhecimento de última geração.
Além disso, inclui uma discussão sobre as perspectivas para o desenvolvimento da Revolução 4.0 no contexto do mundo pós-pandemia. Este livro combina habilmente considerações teóricas com aplicações práticas, oferecendo um recurso valioso, envolvente e acessível para investigadores, académicos, estudantes, decisores políticos, decisores públicos e empresários.