Ícone do site Indústria Hoje

Samsung apresenta inovação, tecnologia e compromisso com a educação

 

 

Líder global em tecnologia – a Empresa investe em iniciativas educacionais, que possibilitam transformações na vida das pessoas por meio da inovação, realizando programas próprios e incentivando projetos renomados, como a FEBRACE

Entre os dias 15 e 18 de março, a Samsung apresentará suas inovações – como dispositivos de realidade virtual -, além de seu compromisso com a educação, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2016. Durante o evento, que é promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP), estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas de todo o Brasil apresentarão mais de 300 projetos voltados a diversas áreas do conhecimento.
No terceiro dia da feira, três executivos da Samsung, Gabriel Farias, Guilherme Selber e Antonio Marcon, ministrarão palestras sobre Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e Inovação. No dia 18, acontece a cerimônia de premiação, na qual o projeto com melhor solução para uma situação da comunidade por meio da conectividade e tecnologia receberá o prêmio “Samsung Internet das Coisas”. A equipe ganhadora receberá, como reconhecimento, um troféu, medalhas e kits educacionais com materiais de eletrônica.
“A Samsung usa sua rede global e suas inovações para gerar mudanças positivas ao redor do mundo. Acreditamos que a tecnologia é um excelente mecanismo para que os jovens tenham acesso a um mundo de possibilidades e desenvolvam novas oportunidades”, afirma Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.

O executivo explica a razão de apoiar ações como a Feira: “A FEBRACE convida e estimula alunos do ensino médio a realizarem projetos e exercitarem a prática de pesquisa científica. Trata-se de uma convergência importante de cidadania, educação na escola e participação da universidade: temas muito importantes na plataforma de Cidadania Corporativa da Samsung.”
A coordenadora da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, destaca a expectativa da Feira em relação aos estudantes: “O mais importante não são os resultados, como chegar a um protótipo ou produto, por exemplo, mas todo o processo, as diversas etapas de investigação, reflexão, construção e observação necessárias para a execução dos projetos”.
A Samsung tem contribuído para melhorias na educação por meio de iniciativas próprias realizadas nos países latino-americanos, como o Prêmio Respostas para o Amanhã, um concurso que incentiva estudantes e professores da rede pública do ensino médio a desenvolverem projetos em prol da comunidade onde vivem, utilizando os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula.
A Empresa também desenvolve o Programa Tech Institute, que oferece oportunidade para jovens de obterem uma formação técnica por meio da concessão de bolsas de estudos. No ano passado, a Samsung promoveu uma edição especial no Brasil, o Tech Institute Internet das Coisas, curso oferecido a alunos de ensino médio com o objetivo de incentivá-los a criar soluções para uma casa inteligente utilizando a Internet das Coisas. Essa edição do programa foi feita em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSITEC), responsável pela organização da FEBRACE.

Kanamaru comenta a importância do conceito de Internet das Coisas para a Samsung: “Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Os aparelhos eletrônicos da Samsung já oferecem grande interação entre eles, mas queremos ir além. Por isso, promovemos o Tech Institute IoT com a LSITEC e patrocinamos a FEBRACE. O novo mercado de trabalho baseado em inovação precisará de jovens profissionais com sólida formação nessas matérias”.

A Empresa realiza ainda o programa Samsung Smart Schools, que equipa salas de aula em escolas da rede pública com dispositivos tecnológicos proporcionando inclusão digital e contribuindo para que os estudantes possam se beneficiar e aprender ainda mais. Com esse amplo leque de ações, a Samsung reforça sua visão de que a educação é a semente para inovação e que seus produtos têm muito a contribuir nessa transformação positiva das vida das pessoas.

Serviço:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2016 será realizada entre 15 e 18 de março, e é aberta para visitação do público, das 14h às 19h, em uma tenda instalada no estacionamento da Escola Politécnica da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, nº. 3, travessa 3, Cidade Universitária). A entrada é franca. Mais informações em www.febrace.org.br.

Fonte: MaxPress Net

Sair da versão mobile