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SENAI desafia alunos a criar soluções para melhorar vida urbana

SENAI desafia alunos a criar soluções para melhorar vida urbana

Mais de 2,5 mil estudantes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão trabalhando na criação de soluções para problemas reais propostos por indústrias brasileiras. O Desafio SENAI de Projetos Integradores reunirá, até setembro, equipes com três ou quatro alunos de, pelo menos, dois cursos diferentes que atuarão para desenvolver ideias relacionadas à transformação de resíduos industriais, utilização de energia renovável, melhorias na mobilidade urbana e utilização da água. 

Os oito melhores projetos do Brasil serão escolhidos por uma comissão de especialistas e as equipes responsáveis por eles passarão por experiência de imersão de uma semana em empresas que atuam com a área correspondente ao desafio (primeiros lugares) e um curso na área de inovação e empreendedorismo (segundos lugares). Também serão premiados os departamentos regionais do SENAI e os coordenadores com ações destacadas.

Os estudantes têm até 30 de junho para chegar ao projeto final, quando deverão apresentar um vídeo para defesa do seu projeto (chamado de pitch) e um protótipo da solução. Ao longo do mês de julho, haverá a seleção nos estados, quando será escolhida uma ideia de cada área. O melhor desafio em cada tema irá concorrer à etapa nacional a ser realizada em Brasília, em setembro.

INOVAÇÃO ABERTA – Uma plataforma disponível na internet, desenvolvida especificamente para o Desafio, permite a interação dos participantes das diferentes equipes. Outros interessados nos temas dos desafios também podem participar com sugestões, basta se cadastrar no www.inovemaispr.com.br. A experiência de inovação aberta permite o desenvolvimento coletivo dos projetos, fomentando a troca entre alunos de diferentes localidades e o aprendizado em equipe.

A partir dessa primeira edição do Desafio SENAI de Projetos Integradores, o SENAI pretende estimular todos os professores a utilizá-lo como uma das possibilidades de situação de aprendizagem. Entre os benefícios, estão o desenvolvimento da criatividade, a possibilidade de simular situações reais e a grande chance de criar inovações.

Fonte: Agência CNI de Notícias

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