Ícone do site Indústria Hoje

Mercado de trabalho para o candidato sênior


Esse texto surgiu de um bate papo com o consultor de mercado de luxo Domingos Sávio Teixeira, que me explicava o que tem visto em seu ramo de atuação nos últimos tempos sobre o mercado de trabalho para o candidato sênior.

Como é o mercado de trabalho para o candidato sênior

Contava-me ele que o mercado de luxo tem oferecido cada vez mais cursos de formação, livros e palestras sobre as oportunidades desta área e sobre as previsões de um palestrante que profetizou: “só se destacarão os que se reinventarem, e apenas os mais preparados e criativos se destacarão nesse mercador competitivo, e que o diferencial no luxo são detalhes de um profissional preparado que faz (toda) a diferença para o sucesso”.

Mesmo atuando em outra área não tão luxuosa, mas tão nobre quanto, não posso deixar de fazer um paralelo com o que vemos em qualquer ramo em que necessita da equipe de vendas. Mas até que ponto a reinvenção tem que ser do profissional e não das organizações, que apostam cada vez mais em mão de obra jovem e sem experiência para funções muitas vezes sensíveis nas organizações?

Voltando ao bate papo com Sávio (como o chamo), ele levantou-me a questão que esse mercado coloca: o tal limite de idade. “O mercado tem acreditado que belos rostinho e corpinhos esculpidos em clinicas de estética seja o segredo da boa venda, pode ser, se essas pessoas forem os manequins da loja, usarem a roupa e provarem os modelos no lugar da clientela, cada vez mais exigente.”

No segmento que sempre atuei o inverso é verdadeiro. Quanto mais jovem o vendedor, mais difícil de convencer a venda, pois requer experiência e segurança nas palavras para poder convencer que o equipamento ou serviço é mesmo o melhor ao empresário. Ser bonito, sarado e bem disposto não será o fator de sucesso.

“Conheço marca em local nobre de Ipanema preocupada com vendedores de rostinho bonito, corpinho malhado, porém sem preparo e conhecimento geral, mantendo um conceito onde não contratam pessoas acima dos 40 de idade, não alcançando meta de vendas enquanto outra localizada na Barra com senhoras de 40 anos de profissão batem a cota máxima mensalmente” explica-me Sávio.

Independente da área de atuação, todo profissional sênior sempre terá condição de entregar resultados tão bons quanto os mais novos, com a vantagem que eles sempre poderão repassar os conhecimentos, artimanhas e técnicas adquiridas na mais importante das escolas: a escola da vida.

Contribuição especial: Domingos Sávio Teixeira – Consultor em Mercado de Luxo, Eventos e Marketing.

Sair da versão mobile