Ícone do site Indústria Hoje

Serra Pelada

garimpeiro serra pelada

Serra Pelada é uma região brasileira localizada no Pará, que se tornou amplamente conhecida (não só no nosso país, mas em várias partes do mundo), na década de 80 no século XX, quando foi palco daquilo que seria considerado uma corrida do ouro do nosso tempo tendo sido o local do maior garimpo a céu aberto do mundo , de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro.

O inicio

Depois de muito extrair aquilo que havia de precioso no Brasil, acreditava-se que o ouro já tinha acabado, uma convicção que foi abalada com a descoberta de Serra Pelada. Acredita-se que tudo tenha começado com um indivíduo que, ao cavar um pé de bananeira, encontrou uma pedra diferente de todas aquelas que ele conhecia. Como a região era pequena e típica de interior, não demorou muito para que a cidade toda estivesse comentando que um diamante tinha sido encontrado pelo sitiante.

A notícia se espalhou cada vez mais, de modo que na década de 80, Serra Pelada foi simplesmente invadida por garimpeiros que vinham de todas as regiões do Brasil com um único propósito: enriquecer com os metais preciosos que conseguissem encontrar, pois realmente havia muito ouro naquele lugar. A notícia não parava de se espalhar, e a Serra acabou por se tornar nada menos do que o maior garimpo a céu aberto de todo o mundo. E com o grande número de pessoas que foram até lá levadas pela esperança de achar ouro, outros indivíduos também resolveram oferecer seus serviços em Serra Pelada, desde médicos e engenheiros, até padres.

O responsável por controlar as atividades no garimpo era Sebastião Curió, um major do Exército. Uma das primeiras medidas com o objetivo de garantir a segurança foi proibir a entrada de mulheres e de bebidas alcoólicas no local. Durante toda a década 80, o trabalho dos garimpeiros continuou. Porém, em condições precárias e perigosas, já que eles enfrentavam calor excessivo, utilizavam altas escadas muito danificadas, inalavam monóxido de ferro que pairava no ar em forma de poeira. Essas e outras condições fizeram com que muitos trabalhadores morressem sem nem sequer desfrutarem das muitas toneladas de ouro extraídas de Serra Pelada.

Aglomerado de ouro – Pepita – 7.600 gramas – Fot.Rubens Lourenco

Extração e Comercialização

A região de Serra Pelada alcançou sua maior extração de ouro no ano de sua descoberta, ou seja, em 1980. Naquele ano, somente de maio a novembro – período em que os garimpeiros podiam exercer suas atividades – foram retiradas cerca de 7 toneladas de ouro. Todavia, já em 1981, quando as atividades garimpeiras foram se tornando mais difíceis e perigosas em função das grandes profundidades alcançadas, a extração caiu para 2,5 toneladas de ouro. Ao final de 1981 o garimpo atingiu o lençol freático e a água brotou no enorme buraco em que se transformara o garimpo de Serra Pelada.

 

Serra Pelada Atualmente

Em 1992 as atividades foram paralisadas, mas 10 anos depois o Governo Federal permitiu que os garimpeiros voltassem a trabalhar em áreas de proximidade da Serra Pelada. Isso fez com que ressurgissem conflitos de interesse econômico e político, o que faz com que a região seja um foco de tensão até os dias atuais. Hoje, já existem aparatos tecnológicos que permitem uma melhor exploração das minas. No entanto, na vila que circunda aquilo que já foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, as condições de sobrevivência continuam muito precárias, de modo que os habitantes mal podem contar com o básico, como ruas asfaltadas ou o mínimo de conforto.

Vídeo: Documentário Serra Pelada A Lenda da Montanha de Ouro 2013

Foto: http://www.brenodosantos.com/gallery/serra-pelada-033/

Sair da versão mobile