Ícone do site Indústria Hoje

Serviço sazonal de ar condicionado e ventilação em edifícios

Serviço sazonal de ar condicionado e ventilação em edifícios

O serviço periódico de ventilação e ar condicionado determina tanto o conforto e a saúde dos usuários, quanto a durabilidade e o consumo de energia dos aparelhos. A frequência com que tais inspeções devem ser realizadas e quais obrigações devem ser cumpridas são determinadas por regulamentos. Diretrizes precisas se aplicam a todos os proprietários de dispositivos que utilizam refrigerantes.

Os regulamentos que abrangem empresas e pessoas singulares que tenham qualquer contacto com dispositivos que contenham refrigerantes (por exemplo, aparelhos de ar condicionado, dispositivos de refrigeração, bombas de calor) estão contidos na “Lei de 15 de maio de 2015 sobre substâncias que destroem a camada de ozono e sobre certos gases fluorados em estufas”.

É comumente chamada de Lei dos Gases Fluorados. Os regulamentos abrangem entidades que utilizam dispositivos, bem como fabricantes e técnicos de serviço. Além disso, a assistência ou manutenção de dispositivos com sistemas de refrigeração baseados em tais refrigerantes só pode ser realizada por unidades certificadas Gás fluorado para a empresa.

O certificado é emitido por 7 anos pelo Gabinete de Inspeção Técnica. Para recebê-lo você deve, entre outros: dispor de instalações técnicas e logísticas adequadas e de pessoal qualificado. As pessoas que realizam inspeções ou manutenção de dispositivos com sistemas de refrigeração devem possuir um certificado pessoal de gases fluorados.

Quais dispositivos devem ser registrados no Cadastro Central de Operadores?

Adicionalmente, com o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera, foi introduzida uma base de dados de dispositivos contendo fluidos refrigerantes, permitindo o seu registo. Cada operador do dispositivo, ou seja, o seu proprietário, é obrigado a exercer um controlo efetivo sobre o funcionamento técnico do dispositivo.

Nesse sentido, ele deve saber, por exemplo, se o seu aparelho deve ter cartão no Cadastro Central de Operadoras? Com que frequência o equipamento deve ser verificado quanto a vazamentos? Depende principalmente do tipo de refrigerante utilizado no dispositivo e do seu GWP (potencial de aquecimento global), que determina quantitativamente o impacto da substância utilizada pelo dispositivo no efeito estufa.

Na maioria das vezes, esta manutenção sazonal é necessária duas vezes por ano. É realizada após a temporada primavera-verão (entre setembro e novembro) e a temporada outono-inverno (entre março e maio).

Como é o serviço sazonal de ar condicionado?

Uma série de atividades são realizadas durante a inspeção sazonal. O seu principal objetivo é: verificar o estado técnico de todos os sistemas de ar condicionado, verificar a estanqueidade dos sistemas de refrigeração e limpá-los. Isso é feito em várias etapas principais:

  1. Verificação da estanqueidade da instalação de refrigeração – especialmente importante para dispositivos reportados ao CRO (é necessário certificado empresarial e certificado pessoal de gases fluorados).
  2. Desinfecção e fumigação com produtos químicos destinados a esse fim,
  3. Limpeza de condensadores, evaporadores e ventiladores.
  4. Verificação da eficiência do dispositivo em todos os modos (verificação da automação/controladores), medição das temperaturas atingidas pelo sistema de refrigeração, superaquecimento do refrigerante e consumo de corrente do compressor.
  5. Lavagem de filtros reutilizáveis, substituição de cartuchos de filtro.
  6. Verificação da patência do sistema de condensado.
  7. Verificação das fixações mecânicas e da continuidade do isolamento.
Serviço sazonal de ar condicionado e ventilação

Consequências dispendiosas da negligência

A falta de inspeções sistemáticas de equipamentos com sistemas de refrigeração ou inspeções incompletas tem uma série de consequências. Se os dispositivos forem registados no CRO, haverá naturalmente consequências administrativas sob a forma de sanções financeiras.

No entanto, os usuários sentirão primeiro os efeitos negativos da falta de manutenção profissional do dispositivo. Além do cheiro desagradável, também podem ocorrer problemas de saúde, incluindo: infecções do trato respiratório superior, dores de cabeça e mal-estar.

Transferência de responsabilidades para uma entidade experiente

Para evitar a negligência acima mencionada, os operadores de dispositivos contendo gases fluorados podem contar com o apoio de entidades externas. Estabelecer cooperação com uma empresa que oferece serviços relacionados à manutenção de todos os dispositivos permite delegar a maior parte das responsabilidades a especialistas experientes.

Sair da versão mobile