Todas as empresas gerenciadas de forma moderna constroem bancos de dados de clientes, tanto atendidos atualmente quanto potenciais. Os clientes são geralmente atribuídos a representantes de vendas individuais. Um único representante de vendas geralmente atende uma grande área, incluindo dezenas ou até centenas de clientes.
Fornecer a uma pessoa que trabalha no terreno uma ferramenta que lhe permitirá recolher dados de clientes (dados de contacto, notas de agendamentos e conversas, tarefas a realizar) e aceder a dados sobre transacções comerciais (desde quando a empresa é cliente, anteriores pedidos e seu status, faturas emitidas, faturamento atual, mercadorias adquiridas, limite de crédito, etc.) permite ao comerciante atender os clientes com muito mais eficiência.
Na prática, isso significa que os vendedores gastam menos tempo se preparando para a reunião e mais tempo trabalhando com os clientes. Durante a reunião, eles também contam com dados sobre o histórico de contatos, o que lhes permite tomar decisões precisas em relação à cooperação.
Esse importante suporte e aprimoramento do trabalho do vendedor é fornecido por uma pessoa dedicada Sistema de TI projetado tendo em mente as necessidades individuais e a especificidade do distribuidor.