Antes de discutir as possibilidades oferecidas pelos fornecedores de software, focarei no que caracteriza a gestão da produção na Indústria 4.0. Vale saber que esse modelo funciona baseado em uma rede de comunicação.
Ele permite que dados sejam coletados entre funcionários, dispositivos e sistemas. Não se limita à fábrica em si – abrange todas as áreas, sistemas e processos que ocorrem na empresa. Desde o momento em que o cliente faz o pedido, passando por todas as etapas da produção, incluindo a compra e armazenamento dos materiais, até o envio ao solicitante.
Para apoiar adequadamente todas estas atividades, vale a pena utilizar um sistema de TI que evite problemas em caso de problemas – por exemplo, falta de matérias-primas. Se o problema ocorrer numa fase posterior, por exemplo, se um lote de produtos estiver com defeito, será muito mais fácil e rápido resolvê-lo graças ao software apropriado que recolhe dados sobre todos os produtos.
Esta é uma característica muito importante que é particularmente útil, entre outras, nas indústrias alimentícia, agrícola e farmacêutica. O acesso a essas informações de qualquer lugar e a qualquer hora proporciona à gestão comodidade e flexibilidade de trabalho.
O uso de ferramentas da Indústria 4.0 pode ajudar as empresas de manufatura a economizar dinheiro, eliminando erros, otimizando o uso de matérias-primas e reduzindo custos de produção.