A tradução literal Supply Chain significa “cadeia de suprimentos”. Mas o que isto envolve e qual a importância do excelente controle sobre este processo?
Até o produto chegar ao cliente final ele passa por vários processos que podem variar de acordo com o tipo de produto vendido e que podem afetar o atendimento deste cliente final. Mesmo um lojista que aparentemente “somente” compra um produto para revender pode ter no seu portfolio produtos muito simples que ele compra diretamente do primeiro “processador” do produto e produtos complexos que passam por várias fases de fabricação. Para que ele atenda o seu cliente tem que conhecer muito bem todos os aspectos de cada produto comprado como lead time de entrega, possíveis períodos de alta de consumo que podem afetar a disponibilidade do produto no mercado, como seu fornecedor trabalha, onde está localizado, enfim gerenciar todo o processo de forma a atender com excelência o seu cliente.
• Conhecer todo o processo desde a produção da matéria prima que será usada para fabricar o gabinete da máquina (e outros componentes que podem ser de aço, plástico, etc), entender que regras regem este mercado como disponibilidade de material, formação de preços, quantos fabricantes existem, etc.
• Conhecer como este material é transportado até seu fornecedor, distância até sua empresa, quais os riscos neste transporte.
• Conhecer o que mais afeta seu fornecedor fabricante da peça que será usada na máquina de lavar, como por exemplo, máquinas para fabricação do componente, se a mão de obra tem que ser especializada, como o fornecedor armazena a matéria prima e o componente acabado.
• Como será o transporte até sua empresa.
• Como será o recebimento deste componente na sua empresa e sua estocagem. Como será a movimentação até a linha de produção.
• Após o produto (máquina de lavar) acabado, como será a estocagem deste produto. Como ele será transportado até o cliente intermediário ou final.
• Se for um cliente intermediário, como o mesmo fará a estocagem e distribuição deste produto.
Como pode ser visto o tema é muito complexo e precisa de uma equipe e processo muito robustos para que tudo ocorra como um relógio suíço. Neste processo um dos elos mais importantes é o fornecedor e aí entra o trabalho da área de Compras na escolha do fornecedor, monitoramento da performance do mesmo, envolvimento do fornecedor desde o início do desenvolvimento de forma a mapear todo o processo (matéria prima, ferramentas e máquinas a serem usadas, volume a ser produzido, embalagens adequadas, etc).
O perfeito gerenciamento e funcionamento desta cadeia toda pode ser a diferença entre a sua empresa e a sua concorrência no mercado, pode ser a diferença entre ter lucro ou prejuízo, enfim é a diferença que vai manter sua empresa à frente das outras.
Até o próximo artigo.