Ícone do site Indústria Hoje

Tendências digitais na contabilidade – como a terceirização apoia a contabilidade de grandes empresas

Tendências digitais na contabilidade – como a terceirização apoia a contabilidade de grandes empresas

A contabilidade é uma área em constante desenvolvimento que exige adaptação às necessidades do negócio, às novas tecnologias e às mudanças nas regulamentações fiscais e legais. As tendências que determinam os rumos do desenvolvimento contábil incluem a automação e robotização de processos, digitalização e integração de diversos sistemas contábeis.

Outra direção interessante de desenvolvimento é a contabilidade sustentável, ou seja, levar em consideração fatores sociais e ambientais nos processos implementados. E, por fim, a tendência de terceirização dos processos contábeis, ou seja, contratação de empresas externas especializadas nesta área para prestação de serviços contábeis.

Os benefícios desta solução são óbvios – delegar alguns processos a terceiros permite que as empresas desloquem os seus próprios recursos para outras tarefas. Ao mesmo tempo, a cooperação com um terceirizado significa levar os processos contábeis a novos caminhos – relacionados ao uso de soluções e tecnologias modernas.

Moderno serviços de contabilidade de uma grande empresa baseia-se na digitalização, automação e robotização de processos e conhecimento especializado. Este método de contabilidade é completamente diferente do modelo a que as pequenas empresas estão habituadas. No modelo tradicional, o departamento de contabilidade agrega dados principalmente em papel. Isso significa dezenas de fichários com documentos arquivados, inseridos ou digitalizados manualmente.

Nas grandes empresas, os mesmos processos parecem diferentes – as tarefas de contabilidade são executadas por especialistas e também por algoritmos robóticos. Todos os documentos são inseridos eletronicamente em sistemas dedicados. E todo o suporte e ferramentas aos processos contábeis são fornecidos por uma empresa terceirizada, ou seja, um prestador de serviços externo.

Tendências em contabilidade – digitalização de documentos

A digitalização e a robotização tornaram-se uma característica permanente dos processos contabilísticos. Uma das ferramentas mais avançadas que utilizam a digitalização é a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Ele permite extrair opticamente texto de uma imagem de documento.

OCR de documentos juntamente com a implementação da circulação e do fluxo de trabalho eletrónicos de documentos, melhoram significativamente o tratamento dos processos contabilísticos.

Também agilizam a troca de documentos e aumentam a eficiência do trabalho. A introdução destas melhorias permite alcançar uma maior qualidade dos processos contabilísticos, reduzindo os erros humanos. Podem ser citados exemplos em números que mostram claramente como as otimizações e ferramentas implementadas afetam a eficácia da equipe contábil.

Tendências em contabilidade – robotização de processos

A robotização na contabilidade diz respeito a atividades repetitivas e demoradas. Programas especialmente projetados agem como um usuário de computador – eles fazem login nos sistemas e executam as operações descritas na programação.

A implementação de robôs garante uma gestão atempada dos processos e permite a eliminação de erros humanos. Libertar os colaboradores de atividades monótonas permite-lhes delegar tarefas consistentes com as suas competências e potencialidades.

Contabilidade profissional – por que as pessoas grandes podem fazer mais?

As tecnologias que apoiam os processos contabilísticos requerem investimentos sérios. Além disso, envolvem a necessidade de manter sistemas ou mesmo atualizá-los em conexão com alterações introduzidas, por exemplo, nas regulamentações fiscais. Este é um desafio para as pequenas empresas que prestam serviços de contabilidade. Para uma grande empresa de terceirização, esta é uma consequência natural de operar em maior escala.

Os maiores desafios enfrentados pelos departamentos de contabilidade nas empresas são a alteração dos regulamentos e das disposições fiscais. Outra questão é a pontualidade da contabilidade e o problema da falta de reposição de funcionários, o que leva à interrupção da continuidade dos processos em andamento. Separar alguns ou todos os processos contábeis é a resposta para esses problemas.

Sair da versão mobile