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Tratamento de devoluções e multipicking no sistema WMS

Tratamento de devoluções e multipicking no sistema WMS

As reclamações são mercadorias que foram devolvidas pelo cliente, pelo que devem ser verificadas, por vezes reparadas, reembolsadas, etc. Portanto, não podem ser imediatamente aceites no armazém principal.

No tratamento de reclamações, na maioria das vezes é recomendado utilizar a opção de configurar um armazém virtual separado no sistema WMS para tratar este tipo de recebimentos. Se a mercadoria originada da reclamação estiver fisicamente no armazém principal, mas no sistema estiver localizada em outro armazém lógico, o WMS controlará a utilização desta mercadoria e alertará contra sua movimentação.

Muitas vezes, para tratar reclamações, também é necessário emitir mercadorias do armazém central (por exemplo, para reabastecer um produto danificado num conjunto), pelo que movê-lo para o armazém virtual de reclamações permite um controlo transparente sobre os movimentos intra-armazém.

Lidar com devoluções é mais complicado. As empresas desejam atender com flexibilidade às expectativas dos clientes, por isso os prazos para devolução de mercadorias podem ser de vários meses. O maior desafio é localizar a origem da devolução. Caso o cliente não tenha levantado a encomenda, a verificação é facilmente efectuada com base nos dados da etiqueta de envio.

Outra situação possível é o cliente preencher um formulário de devolução, o que também simplifica o processo. As dificuldades ocorrem quando as mercadorias retornam ao armazém sem qualquer informação. Sistema WMS permite verificar de qual pedido a mercadoria vem, por exemplo, com base no histórico de seu giro no armazém.

Após a verificação, a mercadoria pode ser automaticamente recebida no armazém principal e a sua liquidação delegada ao sistema ERP. Também é possível configurar um armazém virtual para devoluções quando, antes de serem recolocadas no mercado, for necessária uma atividade adicional, por exemplo, limpeza. Em seguida, o WMS bloqueia a possibilidade de venda da mercadoria até que a tarefa correspondente seja concluída.

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