Ícone do site Indústria Hoje

Você, comprador, é um solucionador ou causador de problemas?

Cada vez mais as empresas dependem de fornecedores. Isto pode ocorrer no  fornecimento de peças, matéria prima ou insumos para a fabricação dos produtos da empresa, no fornecimento de algum serviço essencial para a empresa como energia elétrica por exemplo, na manutenção urgente de algum equipamento que não pode parar e depende do fabricante do equipamento para este serviço, no fornecimento de serviços de transporte, alimentação, limpeza, enfim, todo o funcionamento da empresa acaba passando de alguma forma pela área de Compras.

Como nem sempre as outras áreas conseguem organizar seu trabalho de forma que todas as informações adequadas cheguem no tempo adequado para que Compras possa realizar o seu trabalho (que é comprar o produto especificado  do melhor fornecedor no melhor preço e no menor prazo), a área de Compras está sempre no “stress” dos prazos.

Nós, como profissionais de Compras, podemos enxergar isto como um problema ou oportunidade. É claro que o sonho de todo profissional de Compras é ter o tempo adequado para realizar o seu trabalho da melhor forma possível. Porém na competição atual dos mercados os clientes estão exigindo respostas em tempos cada vez mais curtos e temos que nos adequar a este processo.

Como podemos tirar proveito desta situação e realizar um excelente trabalho em Compras mesmo sem o tempo adequado?

1 – No caso insumos para sua produção (matéria prima, peças, etc) negocie com sua Engenharia ou o departamento responsável pela especificação do produto para que o fornecedor seja envolvido na fase de projeto do produto. Com isto você conseguirá que o produto correto, já no custo adequado para o seu cliente final, seja o especificado e evitará uma série de discussões futuras sobre viabilidade financeira e de fabricação  do item.

2 – No caso de algum serviço essencial para a sua empresa, ou equipamento que não pode parar, procure negociar um contrato com seu fornecedor garantindo uma forma de atendimento que não prejudique a produção de sua empresa. Você pode, por exemplo, pagar ao seu fornecedor  por horas trabalhadas do equipamento, desta forma ele não vai querer que o equipamento fique parado.

3 – Você pode, e deve, mostrar para as outras áreas que a área de Compras tem seus objetivos, suas responsabilidades e a qualidade do serviço prestado depende, e muito, de como chegam as informações para a área. Fazendo este trabalho você vai entender também quais as dificuldades das outras áreas e desta forma todos podem se ajudar com o intuito de se ter um melhor resultado.

4 – Você pode, e deve, envolver o  seu fornecedor no problema, mostrando como sua empresa trabalha e porque, e desta  forma também encontrar uma melhor forma de executar o mesmo trabalho.

O importante é criar a consciência que a área de Compras deve ser uma área facilitadora dos processos, sem esquecer os objetivos específicos da mesma (destacados no trabalho de strategic sourcing), trabalhando conjuntamente com todos os entes (internos e externos), conseguindo desta forma melhorar a performance geral da empresa.

E você? Como você quer ser visto enquanto profissional de Compras? Como um solucionador ou criador de problemas?

Até o próximo artigo.

Sair da versão mobile