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Você faz o Marketing da área de Compras?

Você, que trabalha em Compras, faz o Marketing do seu trabalho, ou seja, divulga o resultado do seu trabalho para todas as outras áreas, Diretoria e, se for o caso, Internacionalmente dentro do grupo onde trabalha? Por que isto é importante?

A área de Compras é geralmente vista nas empresas como “gastadora”, ou seja, a área que gasta o dinheiro da empresa embora na realidade seja apenas o intermediário do processo fazendo de forma correta e profissional a compra das necessidades de todas as áreas da empresa, quer seja em materiais ou em serviços.

Porém, como atualmente uma parte considerável do custo da empresa passa por Compras (entre 40% a 70%) dependendo do segmento de atuação, todo e qualquer aumento de custo é visto como uma má atuação da área, independente da explicação e motivos, e em tempos de crise isto se acentua.

Por isto é muito importante que você faça a propaganda da área, mostrando o bom trabalho que você realiza,não o trabalho rotineiro, do dia a dia,como colocação de pedidos e etc, mas a parte estratégica de Compras e que traz muito resultado para a empresa.

O que pode e deve ser feito Marketing:

• Todo e qualquer saving obtido, pois é efeito direto no resultado da empresa.
• Toda e qualquer negociação de aumento de custos, que seja inevitável, mas que você tenha trabalhado forte e tenha conseguido reduzir o impacto negativo para a empresa.
• O seu trabalho de inteligência de Compras, mostrando para a empresa os riscos e oportunidades futuras na compra de materiais de serviços de forma que a empresa possa se preparar estrategicamente para a falta de um material no mercado essencial para a produção por exemplo.

Além disso, um excelente indicador para seu Marketing é mostrar que a sua área se paga, isto é, com os resultados obtidos não há custo para a empresa em manter a equipe de Compras. Neste indicador você deve comparar o custo total da área (salários, encargos, benefícios e despesas como viagens por exemplo) contra os savings trazidos pela equipe. Para que uma área de Compras seja viável, o saving tem que pagar ultrapassar o custo da área, não basta “empatar”.

Se você ainda não faz, precisa começar a fazer urgente o seu Marketing.

Pense nisto. Até o próximo artigo.

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