Assessoria VOLVO
Em 14 de abril de 1927, o primeiro veículo Volvo produzido em série saiu da linha de produção de Lundby em Gotemburgo, Suécia, sede mundial da corporação. Naquele dia, o gerente de vendas Hilmer Johansson saiu da fábrica dirigindo o primeiro carro da marca, o modelo ÖV4. Hoje, 85 anos depois, o Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo.
No dia 14 de abril deste ano, o mesmo modelo passou pelos mesmos portões para celebrar o aniversário da Volvo. Stefan Jacoby, presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, presidente e CEO da Volvo Group, estavam na direção. “É um carro fantástico, mas é fácil perceber o quanto as coisas mudaram nos últimos 85 anos”, diz Jacoby.
Naquela época, a Volvo era apenas uma empresa que iniciava um projeto com um futuro incerto: seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustaf Larson, não tinham experiência direta com carros ou com a indústria automobilística. Em seu primeiro ano de produção, a Volvo vendeu modestas 300 unidades.
No ano seguinte, quando a empresa começou a fabricar caminhões e ônibus, o negócio começou a decolar. O primeiro caminhão da Volvo tinha motor a gasolina de 28hp e foi um sucesso logo de início. O modelo teve uma produção de 500 unidades. A marca percebeu, já neste período, que a chave do sucesso estava na exportação.
Empresa global
“Nossas raízes ainda são muito importantes para nós. Cerca de 30 mil dos 120 mil funcionários do Grupo Volvo trabalham na Suécia, mas 95% de nossos produtos são vendidos fora do País”, destaca Persson. Na Volvo Car Corporation, os números são parecidos. A empresa tem 14,5 mil empregados na Suécia de um total global de 21,5 mil. E mais de 80% do total de vendas da Volvo Car Corporation ocorre fora da Suécia.
A Volvo tornou-se a maior montadora de caminhões da Europa em 1965, com a formação da Volvo Europa NV, com sede em Bruxelas, na Bélgica. Esse foi o maior marco no desenvolvimento da empresa, que passou de uma organização sueca para uma montadora internacional de veículos com uma forte base européia.
Na década de 80, a Volvo tornou-se uma empresa verdadeiramente global, marcando presença em diversos países da Europa. Em 1980, iniciou a fabricação de caminhões no Brasil e, um ano depois, comprou a montadora norte-americana de caminhões White.
O Grupo Volvo e a Volvo Car Corporation são duas empresas com uma longa história compartilhada. Em 1999, o Grupo Volvo vendeu seu negócio de carros. Desde então, as duas empresas vêm crescendo em direções diferentes. A Volvo Car Corporation está somente no segmento de carros prêmium. O Grupo Volvo produz caminhões com as marcas Volvo, Renault Trucks, Mack e UD Trucks, além de ônibus, equipamentos de construção, sistemas de propulsão para aplicações marítimas e industriais e componentes para motores de aeronaves.
Atualmene, o Grupo Volvo é o segundo maior fabricanrte de caminhões pesados do mundo e a maior empresa da Suécia. Tem fábricas em 20 países e organizações de vendas em 190 anções.