Ícone do site Indústria Hoje

Gestão por categorias em Compras: Qual a vantagem?


Uma das estratégias usadas na área de Compras para agregar valor e gerar resultados é a gestão por categorias em compras ou commodities.

O que isto significa? Significa a divisão dos itens comprados pela empresas em grupos ou categorias de materiais similares de forma a gerar sinergia na função da compra e no gerenciamento em geral.

Desta forma podem ser criadas quantas categorias sejam necessárias para diferenciar os grupos de materiais ou que se deseja comprar e contratar. Algumas das divisões comumente encontradas nas empresas são:

Enfim a segmentação e criação de categorias pode ser tanto  mais detalhada quanto  mais complexa for a operação e gastos da empresa.

Qual a vantagem afinal desta divisão? A principal vantagem é determinar uma pessoa ou grupo de pessoas que vão trabalhar com as categorias afins e que desta forma terão condições de ter maiores informações sobre o mercado no qual estarão efetuando as compras / negociações.

Quais informações são importantes e que a gestão por categoria EXIGE que se tenha conhecimento?

Com domínio destas informações o responsável pela categoria pode elaborar a melhor estratégia de compra considerando todos os detalhes. Vale lembrar que o conhecimento do mercado atualmente, dependendo da categoria, deve ser global e não apenas local.

>Vale lembrar que a gestão por categorias, e todo o conhecimento que você pode usar com isto nas negociações, deve sempre ser acompanhado pelo monitoramento de seu  fornecedor e da performance ou desempenho  do mesmo no fornecimento do  que foi comprado ou contratado. Mantendo um fornecimento de alto nível você pode comprovar que o  seu  trabalho na gestão da categoria  foi bem feito. Caso contrário, vale a pena dar um passo atrás e começar o exercício novamente e verificar se você consegue melhores condições do  que a má performance entregue.

Este é  um exercício constante. Por mais que  você conheça uma categoria, sempre temos novidades aparecendo, quer seja nos atuais fornecedores ou em novas empresas participantes da referida categoria. Por isso, sempre é importante  que você, como comprador responsável  por determinada categoria, esteja sempre atualizado  no mercado acompanhando as evoluções, participando de feiras, congressos e visitando seus fornecedores e potenciais candidatos a fornecedor.

Até o próximo artigo.

Sair da versão mobile