Uma das estratégias usadas na área de Compras para agregar valor e gerar resultados é a gestão por categorias em compras ou commodities.
O que isto significa? Significa a divisão dos itens comprados pela empresas em grupos ou categorias de materiais similares de forma a gerar sinergia na função da compra e no gerenciamento em geral.
Desta forma podem ser criadas quantas categorias sejam necessárias para diferenciar os grupos de materiais ou que se deseja comprar e contratar. Algumas das divisões comumente encontradas nas empresas são:
- grupos de compra de materiais diretos e indiretos
- dentro do grupo de materiais diretos pode-se encontrar ainda outras categorias:
- matéria prima
- peças e materiais elétricos / eletrônicos
- materiais químicos
- peças fundidas / forjadas
- peças plásticas
- peças em aço
- etc
- dentro do grupo de materiais indiretos pode-se encontrar:
- contratos
- itens de manutenção
- equipamentos e materiais de segurança
- materiais de escritório
- etc
Enfim a segmentação e criação de categorias pode ser tanto mais detalhada quanto mais complexa for a operação e gastos da empresa.
Qual a vantagem afinal desta divisão? A principal vantagem é determinar uma pessoa ou grupo de pessoas que vão trabalhar com as categorias afins e que desta forma terão condições de ter maiores informações sobre o mercado no qual estarão efetuando as compras / negociações.
Quais informações são importantes e que a gestão por categoria EXIGE que se tenha conhecimento?
- principais fornecedores que atuam na categoria e suas disponibilidades de capacidade
- matérias primas usadas nesta categoria e qual a condição de preços, disponibilidade, etc
- possíveis sazonalidades que possam ocorrer na categoria afetando os preços
Com domínio destas informações o responsável pela categoria pode elaborar a melhor estratégia de compra considerando todos os detalhes. Vale lembrar que o conhecimento do mercado atualmente, dependendo da categoria, deve ser global e não apenas local.
>Vale lembrar que a gestão por categorias, e todo o conhecimento que você pode usar com isto nas negociações, deve sempre ser acompanhado pelo monitoramento de seu fornecedor e da performance ou desempenho do mesmo no fornecimento do que foi comprado ou contratado. Mantendo um fornecimento de alto nível você pode comprovar que o seu trabalho na gestão da categoria foi bem feito. Caso contrário, vale a pena dar um passo atrás e começar o exercício novamente e verificar se você consegue melhores condições do que a má performance entregue.
Este é um exercício constante. Por mais que você conheça uma categoria, sempre temos novidades aparecendo, quer seja nos atuais fornecedores ou em novas empresas participantes da referida categoria. Por isso, sempre é importante que você, como comprador responsável por determinada categoria, esteja sempre atualizado no mercado acompanhando as evoluções, participando de feiras, congressos e visitando seus fornecedores e potenciais candidatos a fornecedor.
Até o próximo artigo.
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estou fazendo uma pesquisa para um fórum do mba no tema estratégia/decisão make or buy. esse artigo reforça a tese de que a compra é uma decisão estratégica.
Quero parabenizar o site IndidustriaHoje pelas excelentes matérias publicadas e gostaria se for possível algum contato do colunista José Maurício Fernandes.