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Humor, você sabe a importância?

É claro que estamos falando do seu ambiente de trabalho. Você é do tipo de pessoa que é “zoado” pelo seu chefe e pelos colegas de vez em quando? Nos momentos informais você é o parceiro das gozações e brincadeiras? Parabéns! Você tem uma vantagem adicional para crescer na organização!

É gozação? Não! É sério mesmo!

Porque seria o humor um fator importante para o desenvolvimento da sua carreira? Já parou para pensar? Qual a função do humor nas organizações? Aposto que você nunca pensou em aprimorar a sua habilidade nesta área, certo?

Certamente, é necessário tomar algum cuidado com o uso do humor quando se cruza a fronteira da cultura. O humor não é usado da mesma forma em diferentes culturas e mesmo em diferentes culturas organizacionais.

Mas vocês já perceberam que em todas organizações existe alguém que é mais engraçado e vive sendo “zoado” pelos colegas e pelos chefes. Cuidado, não diga que ele é o “bobo-da-corte”, pois seu papel pode ser muito mais importante para a organização do que você possa imaginar!

E mais ainda, não assuma que sendo ele “zoado”, seguirá sendo assim quando vier a ser o seu chefe! As pessoas adotam diferentes personalidades em diferentes situações, portanto de “zoado”, poderá passar imediatamente a ser um “zoador”…

Se você duvida, há um caso real de um jovem executivo local que foi “zoado” pelo CEO global da sua empresa durante uma rápida viagem. Por conta de uma situação engraçada em torno de um cafezinho, este jovem tem o seu nome gravado de maneira indelével na mente do CEO do grupo. Na próxima vez que eles se encontrarem, a situação do cafezinho será relembrada, algumas boas risadas acontecerão, e ele seguirá tendo um invejável “share-of-mind” na cabeça do CEO! Quanto vale isso?

Em condições normais, este contato poderia ter gerado no máximo uma relação distante e formal.

Mas além de produzir um resultado tão inesperado e interessante, o humor é um fator sério nas organizações para alcançar uma alta performance como um time. Aliás, já viram algum time de futebol mau humorado ser vencedor? Técnico mau humorado, sim. Mas jogadores mau humorados, não…

Ocorre que nas organizações, as pessoas que fazem parte do grupo trabalham em conjunto através de cooperação e fazem com que a sua organização seja melhor e mais forte que as outras. Quanto mais elevado o moral e a unidade do grupo, mais forte se torna a equipe. Se há alguém engraçado, que com suas piadas e seus comentários engraçados, por vezes com suas mímicas, gestos e imitações, provoca risos e relaxa as tensões do ambiente, o sentido de unidade se fortalece.

A tensão emocional se dissipa e o relacionamento do grupo se fortalece, relevando-se as pequenas fricções e animosidades. Este é um aprendizado humano de mais de 10.000 anos , das épocas em que os homens viviam da caça e da pesca coletiva para sobreviverem no reino animal.

Nas organizações modernas, as falhas de comunicações e diferentes percepções das pessoas continuam a criar conflitos e quebras de confiança. O humor, a explosão do riso e a dissipação das tensões emocionais tem importância fundamental para o trabalho coletivo.

Alguns excelentes empreendedores e executivos são naturalmente pessoas engraçadas e comunicativas, capazes de provocarem risos e situações engraçadas tanto no ambiente social quanto no ambiente profissional. Com isso, estabelecem uma relação de alta confiança com muita facilidade e rapidez.

Portanto, no início do desenvolvimento da sua carreira, não reclame de ser “zoado”, pois poderá ser uma grande vantagem se você souber estabelecer uma relação de confiança e obter um “share-of-mind” único e elevado. Você poderá ter um relacionamento mais amplo dentro da organização e ser mais marcante para as pessoas em geral.

Ao tomar maiores responsabilidades, saber como “zoar” os outros, sem desrespeitá-los e sem criar constrangimento poderá ser um valioso elemento do seu estilo e facilitar a aproximação com as pessoas de todos níveis da organização.

Enfim, é importante compreender o papel do humor e a sua importância no ambiente social e organizacional para fazer um bom uso das suas habilidades. Em todas as relações internas, nas relações com clientes e com os fornecedores, com colegas de trabalhos e seus chefes, o uso adequado do humor pode relaxar as tensões das discussões e negociações, evitar conflitos, facilitar acordos e criar novos negócios.

Lembre-se de pessoas com quem você negociou nos últimos tempos. Com quais você gostaria de manter relações?

Que tal usar melhor a sua habilidade?

Escrito por: Yoshio Kawakami

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