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Qual é o tamanho do seu mundo profissional?

Comentei recentemente que o seu mundo profissional cresce com a evolução da sua carreira profissional. É uma alusão à visão que você passa a ter na medida em que o seu envolvimento profissional cresce.

Você sabe qual o tamanho do seu mundo profissional?

A minha forma de ver essa ampliação da visão do mundo (nos negócios) começa com o início da carreira profissional de uma forma bastante limitada. Para a maioria das pessoas no início, o seu mundo profissional é do tamanho da sua mesa de trabalho. Normalmente é o seu campo de atuação e controle no início. O trabalho “chega” à sua mesa de alguma forma, inclusive hoje pela via do comunicação “on-line”. A análise e o processamento ocorre ali mesmo, em cima da sua mesa de onde o resultado é enviado, muitas vezes, a uma outra mesa. A sua visão concentra-se no que está sobre a mesa também o seu pensamento está na maioria do tempo sobre este campo de atuação.

Na medida em que a sua função passa a ser a coordenação do trabalho de outras pessoas e atividades, o seu campo de atuação passa a ser um conjunto de mesas, figurativamente. Mas já a sua visão estende-se para toda esta área, incluindo-se os fatos que ocorrem entre elas, as pessoas que estão nestas mesas e o comportamento das pessoas.

Numa etapa adiante, a sua função poderá estender-se por múltiplas áreas funcionais ou departamentos, com diferentes atividades, mais pessoas, algumas disputas e conflitos também. O seu horizonte visual estende-se para além das mesa próximas e até mesmo do edifício em que você está localizado. Com apropriada curiosidade, o seu interesse também estende-se para além do trabalho ao seu redor e passa a incluir uma visão sobre o trabalho de outras pessoas e outros departamentos, conciliando interesses e necessidades, levando-o a compreender as interações entre pessoas, departamentos, divisões e empresas.

Claro que a sua visão alcança também os “andares superiores” e os “andares inferiores”, numa visão que alcança níveis distintos dentro da sua organização ou da sua empresa.

Mais adiante, a influência do ambiente econômico, comercial, político, regulatório, social e global passam a ser de seu interesse contínuo, pois o seu campo já se estendeu para além do espaço físico. A sua visão passa a ser global em termos geográficos e também passa a incluir um linha do tempo onde o seu conhecimento, experiências, fatos ligados aos negócios e ao mundo todo são plotados como referência para a sua análise e para o desenvolvimento do seu raciocínio.

O seu interesse e a sua curiosidade mudam também no tempo, buscando compreender os fatos do passado para projetar o futuro. Na linguagem dos negócios e das empresas, esta capacidade de projetar o futuro com alguma lógica é normalmente chamada de “visão de negócios” e segue sendo apreciada nas empresas como uma característica importante para os gestores.

Para que serve esta metáfora? Para levá-lo a questionar um pouco os seus hábitos relacionados ao trabalho. Dizia-se que o “hábito faz o monge” e num dos primeiros textos falei sobre “savoir-faire” e “physique du role” comentado sobre a necessidade de “ser e parecer”.

Por hábito ou por vício, tenho o costume de concentrar minhas leituras profissionais aos textos e livros que dizem respeito à minha área de atuação de cada época e seus problemas mais imediatos. Mas também li alguns livros sobre assuntos mais complexos, com os quais não lidava na época. A leitura só se tornou realmente útil depois de uns 10 anos em alguns casos. Talvez hoje em dia, com a rapidez das mudanças, já estivesse um tanto obsoleto. Mas foi gratificante constatar que sabia onde havia a informação ou o conhecimento de que necessitava, embora tivesse que reler o livro.

Ao longo dos anos você acumula informações e conhecimento tácito que não encontra outro repositório senão a sua memória. E muitas vezes a informação ou o fato que serve como referência é de muitos anos atrás, acumulados ao longo de anos de profissão.

No desenvolvimento de uma carreira, pode-se antecipar algumas características profissionais importantes através do seu próprio preparo. Pode ser através de cursos, treinamentos ou outras atividades pessoais. Uma destas características importantes é a chamada “visão de negócios” que pode ser formada em antecipação mantendo-se a curiosidade adiante da necessidade. Fazer o exercício consciente de estender a sua aquisição de informação e conhecimento pode dar-lhe a vantagem desta “visão de negócios”.

Estar sintonizado no tempo, com o seu campo de atuação profissional é o que faz com que você venha a ser um profissional de valor superior no mercado. Você poderia fazer uma boa projeção das principais tendências dos negócios no seu setor? Você consegue distinguir a palavra da moda nas empresas neste momento? Por sinal, “inovação” é a palavra da moda agora! Você saberia identificar quem são os “trend setters” na sua indústria? Dentre os concorrentes do mercado, você conseguiria identificar aquela que melhor potencial tem para superar os demais?

Vale a pena começar cedo a ampliação da sua visão para além dos horizontes da sua mesa, não acha? O constante exercício de conhecer melhor o seu negócio e ter uma “visão de negócios” mais apurada que os demais no mercado agrega um valor muito buscado no mercado. Custa no entanto, ter o espírito de eterno aprendizado da profissão e uma constante vigilânica do seu próprio saber. Pois é quando acreditamos ter o suficiente que começar a perdê-la. Saber adquirir e organizar o saeu próprio conhecimento é um “konw-how” profissional valioso. Este é um dos fatores que distinguem aqueles que possuem o conhecimento tácito da sua profissão e seguem crescendo na sua carreira.

Grato, YK.

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