Muitas vezes ouvimos que é importante ter atitude nos negócios e nas nossas vidas profissionais. Talvez você tenha ouvido na última palestra de motivação e superação em que esteve. Mas depois de concordar que é importante ter atitude, no dia seguinte, você ficou sem saber exatamente o que fazer para “ter atitude”?
Pois é! Fazer o que todos fazem ou pensar como todos pensam não é exatamente “ter atitude”, certo?
Não há dúvidas de que demonstrar que tem atitude é uma das formas de se diferenciar dos demais profissionais ao seu redor, mas parece que não basta apenas ser diferente, correto?
Algumas pessoas perguntam o que exatamente significa “ter atitude”, e porque se atribui tanto valor a esse aspecto nos negócios e na vida profissional.
Na prática, qualquer que seja a sua forma de pensar ou de agir, que pretenda corresponder a essa questão de “ter atitude”, só faz sentido e tem valor se produzir um resultado superior para o seu negócio e para a sua carreira. Apenas pensar diferente e dizer coisas originais não produz qualquer resultado prático e não será considerado “ter atitude”, mas apenas “ser diferente”!
Mas a referência do “resultado melhor” dá uma indicação das coisas que podem ser consideradas como exemplos úteis para o caso. O raciocínio deve ser um modo de pensar que desenvolva ações que garantam melhores produtos e resultados.
Vamos ser práticos e tentar alguns exemplos?
O primeiro poderia ser algo relacionado à ética e aos valores? “Ter atitude”, muitas vezes significa ter parâmetros pessoais claros de ética e de limites que estabeleçam a consistência e a credibilidade do negócio ou do profissional. Ainda que estejamos vivendo uma época de mudanças rápidas e frequentes, credibilidade e confiança precisam ser conquistadas. É um grande valor!
Como isto se relaciona com melhores resultados? Pessoas e empresas sempre preferem fazer negócios e ter relacionamentos com empresas confiáveis e com pessoas confiáveis. A cadeia que se forma em torno destas empresa e destas pessoas tem um valor superior e atrai melhores pessoas e melhores negócios.
Acredito que a ética e os valores elevados sejam a base da plataforma para “ter atitude”.
Uma outra forma que poderia refletir uma atitude profissional superior, sempre conectado a obter melhores resultados, poderia ser a persistência. É um dos fatores que aumentam a possibilidade de sucesso das suas empreitadas. A busca mais persistente da solução pode significar dedicar mais tempo, pesquisar mais profundamente ou insistir por mais tempo no projeto.
Quem sabe ter um foco mais concentrado em determinado aspecto? Ser a melhor empresa do mercado em determinada atividade ou característica pode conferir um valor único ao seu produto ou serviço. Ser visto como uma empresa ou alguém que tem crenças claras e um propósito firme na forma de alcançar o sucesso, não é tido como “ter atitude”?
Muitas vezes os nossos negócios andam mal porque não definimos claramente o que queremos. Se o objetivo é apenas ganhar mais dinheiro, corremos o risco de aceitar negócios ruins. Tentar ser “tudo para todos” significa na verdade ser “qualquer coisa para qualquer um”, com resultados geralmente ruins. “Ter atitude” pode ser ter propósito claro e ser mais seletivo.
Pense um pouco sobre “vender o que queremos para quem queremos”. Esta é uma frase que simplifica a fórmula do sucesso. Analise que, o que não queremos vender, não faz bem para a empresa e vender para quem não queremos, normalmente significa não receber o pagamento.
Os negócios dependem das condições do mercado, concorda? Mas suponha que todos acreditem nesta premissa ao pé da letra. Então não haveria mudanças e uma nova empresa nunca teria êxito? Às vezes, “remar contra a maré” é “ter atitude”. Acreditar que é possível crescer em meio a uma crise, ou que é possível crescer muito mais do que mercado leva-nos a “ter atitude” de forma clara e visível.
Enfim, “ter atitude” é conectar a sua maneria de pensar e a sua proposição às atividades e ações que possam gerar melhores resultados práticos. Procure estabelecer o seu conceito de “ter atitude” para o seu negócios ou sua carreira, e faça com que seja percebida pelo demais.
Você já havia concordado que era uma boa idéia. Só falta definir o que fazer na prática!
YK.