Quais são os segredos dos grandes líderes? Você já deve ter ouvido falar que espírito de liderança é uma habilidade natural, não é? Bem, isso não é totalmente verdade. De fato, muitas pessoas já nascem com certas habilidades que facilitam caso desejem se tornar líderes, ou mesmo que as levem a cargos de gestão naturalmente.
Porém a maioria das pessoas – e esse grupo pode incluir você – não nasceu sabendo comandar o barco! Para esses casos, muito estudo, pesquisa, observação e a realização de cursos e treinamentos de liderança vão ajudar você a chegar ao topo.
Para inspirar você, reuni aqui 7 segredos dos grandes líderes que vão ajudá-lo a identificar o grande gestor que há dentro de você.
Veja 7 segredos dos grandes líderes
1. Converse mais com seus subordinados
Se você não conhecer a sua equipe, dificilmente você será capaz de tomar as melhores decisões com base nos principais pontos fortes dos seus subordinados. Para tanto, em vez de se isolar e ficar no seu canto, passe mais tempo junto dos outros profissionais, fazendo perguntas e comentários que te ajudem a saber quais são as maiores qualidades das pessoas.
Além de estar presente no ambiente de trabalho, não deixe de frequentar encontros fora do expediente, quando você for convidado. Assim, a sua relação será mais amigável, o que poderá trazer ótimos resultados, pois as pessoas tendem a confiar em quem as deixam à vontade.
2. Dê o exemplo
Imagine se você vive cobrando os funcionários para eles chegarem no horário e cumprirem prazos, mas você não faz isso. É claro que o seu exemplo ruim vai gerar insegurança e até indignação na equipe, que ficará desestimulada para cumprir aquilo que você manda.
Mais do que fazer bons discursos, é necessário colocar em prática o que você disser. Por exemplo: se uma das suas instruções é não usar o celular durante o trabalho, nem pense em checar mensagens no WhatsApp ou em redes sociais enquanto estiver trabalhando, afinal, por mais que você seja um líder, isso não quer dizer que você pode fazer tudo o que os outros não devem fazer.
3. Verifique as expectativas da equipe
Apenas gerenciar tarefas sem prestar atenção no feedback do grupo liderado por você não é o mais aconselhável. Por isso, verifique as expectativas da equipe, não só os resultados apresentados. Dessa maneira, será mais fácil assegurar um trabalho feito conforme o esperado ao mesmo tempo que os outros encarregados pelo trabalho ficam satisfeitos. Como fazer isso? Basta realizar pesquisas antes e depois das atividades, que podem ser realizadas pessoalmente, por meio de e-mail ou outros mecanismos de comunicação. Além disso, permitir comentários anônimos também possibilita uma abertura maior para que os membros da sua equipe opinem sem medo de represálias.
4. Compartilhe informações relevantes
Há quem pense que líderes devem manter a equipe no escuro, omitindo informações que podem provocar reações indesejadas. Obviamente que você não precisa divulgar tudo para o grupo, mas não é indicado esconder informações relevantes, mesmo que elas possam causar conflitos. Por exemplo: caso a empresa esteja passando por uma crise, é melhor deixar claro que isso é uma realidade, mas que todos estão se esforçando para reverter o quadro. Se os funcionários não souberem por você, eles acabarão descobrindo de outro modo, causando mais desconforto e afetando o trabalho.
5. Incentive tomadas de iniciativas
No lugar de dar o peixe pronto, ensine a pessoa a pescar. Isto é, incentive sua equipe a tomar iniciativas, afinal, se você sempre pegar as pessoas pelas mãos em vez de mostrar como caminhar por conta própria, os trabalhadores ficarão acomodados e vão se acostumar a esperar por você para realizar coisas que deveriam fazer sozinhos.
Para você visualizar uma situação assim, é só pensar em momentos em que alguém do grupo não souber como agir. Explique o que deve ser feito e monitore a pessoa até que ela consiga lidar com determinado problema sem ter que recorrer a você. Além disso, ressalte que tomadas de iniciativas ajudam a destacar quem deseja crescer no emprego.
6. Responsabilize-se pelo grupo
Ser um líder é o mesmo que ter certas regalias, mas também há desvantagens, como se responsabilizar pelo grupo que você lidera. Isso vale para os eventuais erros cometidos por funcionários da sua equipe. Como você é o encarregado por liderar tais pessoas, os equívocos cometidos por elas não devem cair sobre as costas delas, pois você possui responsabilidade por tudo o que acontece no trabalho. Se algum erro ocorrer, provavelmente você deveria ter fiscalizado melhor ou ter dado instruções mais precisas, a fim de evitar o pepino.
7. Continue aprendendo
Não é porque você virou um líder que você deve deixar de aprender coisas novas. Ao se atualizar no que há de mais atual na sua área, você tende a fazer um trabalho melhor, dando um belo exemplo para seu grupo.
Os cursos online podem ajudar você a chegar lá, basta ter foco e muita determinação!