Muitas pessoas em algum momento da vida já ouviram falar sobre o “durômetro”; porém, não sabem o que é e nem para que serve este aparelho. Para quem não conhece, o durômetro é um equipamento utilizado para medir o grau de dureza.
Entenda para que serve o Durômetro…
O Durômetro surgiu em 1920, sendo um dos equipamentos de medição mais utilizados na época para medir o grau de dureza de plásticos diversos, tais como:
- Polímeros;
- Elastômeros;
- Borrachas, entre outros materiais semelhantes.
Esse dispositivo é uma versão mais avançada do escleroscópio, que se baseia na medição através da queda de peso, a qual esses sistema foi substituído pelo sistema de medição por mola.
Como esse dispositivo funciona?
O funcionamento do dispositivo é bem simples. O material rígido é submetido a uma pressão aplicada por uma mola, sendo a profundidade registrada através do sistema de endentação.
Dessa forma, o valor gerado se dá com base na profundidade de penetração do material ou objeto.
Há uma variedade de Durômetros no mercado. As escalas A e D servem para indicar a medição de dureza dos elastômetros e borrachas, tipos de plásticos, mas também é muito utilizado para indicar o grau de dureza de outros plásticos menos resistentes, como os que são compostos por fluoropolímeros, vinis e poliolefinas.
A escala de Durômetro A é utilizada para plásticos mais moles, com menor dureza, enquanto a escala de Durômetro D é utilizada para borrachas mais resistentes e duras.
É preciso que fique claro que o Durômetro Shore A é utilizado exclusivamente para medir a dureza de objetos de borracha ou plástico mole. As leituras obtidas pelo Durômetro são adimensionais.
Quais as vantagens e desvantagens do Durômetro?
O principal objetivo desse aparelho é prever as medidas úteis da resistência de determinadas camadas de polímeros; porém, o teste de dureza Shore não serve para prever a resistência, desgaste ou até mesmo abrasão de um determinado objeto.
Também não ser deve utilizar esse aparelho sozinho para fazer especificações ou referências a determinados produtos.
Com isso, podemos concluir que o Durômetro é um equipamento que determina a dureza superficial de diversos materiais, tais como metal, borracha, plástico, tecido, entre outros.
Há um Durômetro específico para cada tipo de material.
Há também uma infinidade de marcas de durômetros, havendo tipos especiais que atendem a todo o âmbito das áreas de qualidade e produção, onde é possível executar serviços extremamente técnicos com esse dispositivo.
Através desse dispositivo, você consegue apresentar resultados mais específicos e precisos sem qualquer esforço. E o melhor: com alta precisão.
O Durômetro é um equipamento muito utilizado pelo setor da qualidade, pois é um dispositivo importante quando o assunto é “indicadores e qualidade dos produtos”. Também é um dispositivo que auxilia na mensuração da resistência dos produtos que estão indo ao mercado.