O termômetro é um dos dispositivos mais conhecidos em todo o mundo. Na hora da febre, é ele que determina os valores da temperatura do nosso corpo.
Esse dispositivo consiste em um fino tubo capilar graduado de vidro, o qual contém um bulbo cheio de mercúrio. À medida em que a temperatura do seu corpo aumenta, esse líquido se expande por capilaridade, mostrando assim os níveis de temperatura.
Entenda um pouco mais sobre o termômetro…
Em baixas temperaturas, o mercúrio é o único metal que se mantém líquido, sendo capaz de permanecer nesse estado no intervalo de temperaturas que vai de -38.9º C a 356.7º C.
À medida em que é aquecido, o mercúrio se expande. Ao longo do processo de aquecimento, ele se move dentro do tubo, sendo a taxa de expansão do termômetro calibrada na escada de vidro. Desse modo, a expansão ocorre de maneira linear, sendo calibrada com mais precisão.
O crescimento do tubo, ou seja, a graduação do mesmo, permite a visualização da temperatura através do termômetro. Essa graduação chama-se escala termométrica do aparelho, também conhecida como escala Celsius.
Essa escala ser baseia em duas referências importantes, sendo a primeira delas o ponto de ebulição da água, e o segundo o congelamento da água a partir do nível do mar, correspondendo à escala a 100º C e 0º C.
Vamos ao conceito…
Termômetro é um aparelho usado para medir as variações de temperatura, tendo em sua composição substâncias que possuem propriedades totalmente termométricas. Assim, através do mesmo é possível medir a temperatura e suas variações.
Como esse dispositivo surgiu?
Esse aparelho foi inventado em 1592 pelo matemático, astrônomo e físico italiano Galileu Galilei, o qual descobriu que utilizando um tubo invertido com ar e água, obtinha-se uma pressão exterior, fazendo com o que o ar se dilatasse, o qual elevava o nível de água dentro do tubo.
Como funcionam as medidas da temperatura?
Através do grau de agitação das moléculas dentro do dispositivo. A partir da agitação das mesmas, é possível medir a variação de temperatura.
Variedades de termômetros no mercado…
-
Termômetro Bimetálico
Muito utilizado para medir a dilação do latão, ferro e cobre.
-
Termômetro de gás
É um termômetro muito utilizado para medir os níveis de pressão.
-
Termômetro de Infravermelho
É um dispositivo que funciona através do sistema ótico de um detector. O sistema foca uma energia emitida, sendo possível realizar a medição através do comprimento de ondas específico da mesma.
-
Termômetro de Mercúrio
O termômetro de mercúrio é o mais utilizado, tanto é que pode ser comumente encontrado em residências, sendo um dispositivo usado para medir a variação de temperatura, através do qual é possível fazer a medição a partir da expansão do volume de mercúrio por meio do aquecimento.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre termômetros, não deixe de comentar e compartilhar conosco suas dúvidas sobre o assunto!