O nome diferente faz com que muitas pessoas pensem que o torquímetro realiza a medição do motor. No entanto, o torquímetro não faz esse tipo de medição, e sim da resistência dos metais que estão sendo submetidos ao sistema de torção.
Esse teste é fundamental para a segurança e, principalmente, a garantia de um trabalho bem realizado, sendo possível verificar se foi realizada a torção de porcas e parafusos. É exatamente para isto que existe o torquímetro.
Em outras palavras, este equipamento mede a intensidade da força que os metais, tais como parafusos e porcas resistem.
Parece uma informação inútil, mas é extremamente importante saber informações como esta, pois a aplicação de uma força excessiva em um parafuso, por exemplo, pode fazer com que este trinque ou até mesmo quebre; porém, ser for aplicada uma força insuficiente, o mesmo pode se soltar ou interferir no funcionamento do equipamento em questão.
A grande maioria dos torquímetros trabalha com a escala de medida de Newton por metros. Alguns torquímetros também dão a sua precisão através da escala de Kgf.m, chamada de Quilograma Força.
Recomenda-se a calibragem do torquímetro a cada cinco mil ciclos ou pelo menos uma vez ao ano. Ele é um equipamento que necessita de cuidados especiais no seu manuseio, pois o seu uso incorreto pode levar ocasionar descalibração.
Ao terminar de utilizar o torquímetro, é importante voltar para a regulagem inicial do mesmo. Não é recomendado usar o torquímetro para a retirada de parafusos, pois isso pode ocasionar a descalibração do equipamento.
Conheça um pouco mais sobre o torquímetro…
O torquímetro, para quem não conhece, é uma ferramenta utilizado para ajustar porcas e parafusos, sendo também conhecida como chave dinamométrica.
Geralmente, o torquímetro tem o formato de alavanca, no qual é possível encaixar várias medidas de soquetes.
Também existe o torquímetro dinamométrico, o qual possibilita realizar a medição da força rotacional, o que vai permitir o máximo de apertos sem que o seu material seja danificado.
Como funciona o torquímetro
Quando se aplica uma determinada força, o dispositivo acaba desarmando e com isso emite um aviso ao operador. Isso é importante, pois impede que o operador deixe alguma peça solta ou aperte demais e danifique o equipamento ou a rosca.
Hoje no mercado existe uma variedade de dispositivos de medição de torque, desde modelos modernos com alta precisão e display eletrônico até os mais antigos, que são os mecânicos.
Como toda e qualquer ferramenta de precisão, esse dispositivo precisa ser calibrado periodicamente.
Por fim, o torquímetro é um dispositivo muito utilizado na indústria mecânica e de automóveis, principalmente em partes mais críticas, como na de suspensão dos veículos e motores.
Além disso, ele também é utilizado em instalações elétricas como padrão de barramento de fixação de cobre, pois uma das tarefas mais importantes das industrias é apertar parafusos e porcas.
Parece uma coisa simples, mas que se for mal colocada ou posicionada pode gerar sérios problemas no funcionamento do seu equipamento.
Na pior das hipóteses, esse dispositivo pode se soltar e machucar alguém; por isso, hoje no mercado há dispositivos que nos auxiliam na resolução desse tipo de problema, deixando essas tarefas simples mais seguras e protegidas.