A medicina está mudando e atualmente ela ganhou um reforço tecnológico que tem transformado a forma como os tratamentos médicos têm ocorrido. Foi graças aos avanços conseguidos que cada vez mais a expectativa de vida da população aumenta.
Enquanto os pacientes ganham com qualidade de vida e praticidade para o cotidiano, os profissionais de saúde também se beneficiam com os recursos. Os tratamentos ofertados são mais eficientes e tem auxiliado no diagnóstico de doenças.
Confira quais são os reforços que as inovações tecnológicas trouxeram à área da saúde.
Consultas médicas online
Conseguir se consultar sem sair de casa é uma possibilidade que só era viável quando os profissionais iam até a residência dos pacientes. Hoje o atendimento médico pode ser feito a distância, com o uso de aplicativos que permitem que médicos e pacientes estejam em contato.
As consultas ajudam a identificar qual o tratamento mais indicado e a farmácia online do aplicativo euroClinix permite que o medicamento prescrito seja enviado até o cliente para que ele comece a se cuidar.
Portal do Paciente na nuvem
Armazenar todas as informações dos clientes em um sistema único pode ajudar profissionais de saúde a conhecerem o histórico e fazer um acompanhamento mais próximo. Os dados ficam armazenados em nuvem de forma segura por meio de criptografia e podem ser acessados quando houver necessidade médica.
Isso permite que profissionais de diferentes localidades e especialidades tenham acesso ao mesmo conteúdo. Dessa forma é indicado o tratamento mais adequado sem que haja interferência em outro.
Por exemplo, se um paciente deseja parar de fumar, pode-se aliar o tratamento a outros que esteja fazendo, seja para emagrecer ou regular a pressão, sem que ele atrapalhe também outros em andamento, pois se tem acesso a todo o histórico.
Medicamentos de precisão
Os medicamentos podem provocar efeitos colaterais ou efeitos diferentes em cada tipo de paciente. Por conta disso, em algumas situações apenas medicar não cura o paciente, apenas minimiza o seu quadro.
Os medicamentos de precisão analisam a composição genética do problema, por exemplo, um câncer de pulmão será tratado de acordo com o seu tipo. Os genes e proteínas anormais são analisados e consegue-se atacar a parte vulnerável da célula, o que garante um melhor resultado no tratamento.
Internet das coisas
Muitos dos itens usados no cotidiano são conectados e nos últimos anos ganharam funções que permitem além de uma comunicação.
O smartphone, uma pulseira ou um anel são capazes de monitorar uma pessoa e fazer uma avaliação física. É possível, por exemplo, ter os batimentos cardíacos médicos, a pressão aferida, sono monitorado e outros.
Com a internet das coisas tudo que se faz pode ser avaliado e as informações obtidas pelos objetos ficam armazenadas e geram um histórico que pode ser utilizado para monitoramento da saúde.
Biomodelos
A tecnologia 3D já era usada para gerar imagens mais próximas a realidade e facilitar os diagnósticos. Com as inovações tecnológicas na área de saúde agora essas imagens saem de tela e podem ser reproduzidas fisicamente.
Essas são reproduções impressas de órgãos e outras partes do corpo que permitem aos médicos fazer uma avaliação mais completa e preparar uma cirurgia diminuindo os seus riscos. Esses biomodelos podem ser impressos em diferentes materiais e permitem que antes de uma invenção cirúrgica ocorra uma espécie de treinamento o que reduz o tempo na mesa de cirurgia.
Cirurgias com câmeras 3D
Os procedimentos cirúrgicos não mais precisam fazer grandes cortes para que os médicos consigam acessar locais específicos do corpo. O uso de câmeras e instrumentos específicos permitem que por meio de uma pequena incisão seja feita, por exemplo, a remoção de um tumor.
As câmeras 3D permitem uma imagem muito mais realista e permitem uma melhor percepção da realidade, o que acelera o tempo de cirurgia e diminui os riscos envolvidos.
A cada dia surgem novos recursos tecnológicos que tem contribuído com a área da saúde. Profissionais da saúde podem tratar melhor das doenças e os pacientes possuem maiores chances de cura.