O comércio eletrônico tem superado as expectativas no mercado brasileiro e fechou o ano de 2014 com um aumento de 24% nas vendas online. Estes dados são do relatório WebShopper, o mais importante do setor.
Segundo o relatório, no total, foram contabilizados mais de 60 milhões de clientes online no Brasil, sendo 10 milhões destes, novatos que realizaram em 2014 sua primeira compra pela Internet. A previsão é de que em 2015 a prospecção de vendas online seja ainda maior, conforme afirma Evanil de Paula, CEO da empresa Gerencianet, empresa especializada em soluções seguras para pagamentos pela Internet. “Apesar do pessimismo na economia brasileira, os números do comércio eletrônico tendem a continuar crescendo. Cada vez mais a população tem acesso a internet e os planos de telefones móveis tendem a contribuir com este movimento, ao mesmo tempo que aumenta a confiança dos internautas em fazer compras pela internet”.
A novidade apresentada pelo relatório WebShopper é o crescimento do Mobile-commerce. As vendas efetuadas por meio de aparelhos móveis representam 9,7 % das compras online no Brasil. Os clientes que mais compram via smartphones ou tablets são mulheres (56 %). A faixa etária considerada é a de usuários ativos entre 35 e 49 anos. O aumento também é notável na compra de sites internacionais. A razão da procura em websites fora do Brasil é a falta do produto no mercado nacional ou o lançamento antecipado em outros países.
Além do crescimento deste tipo de comércio, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) de fevereiro de 2015 revela que os brasileiros perderam o medo do e-commerce. Obstáculos como hesitação, dúvida, insegurança e medo de ser enganado foram superados e, hoje, apenas 8 % dos entrevistados afirmaram que não realizam transações comerciais na Internet por receio de não receber o produto solicitado.
Devido a este boom do comércio eletrônico no país, as empresas de pequeno, médio e grande porte precisam se adaptar a esta nova realidade e investir em métodos inovadores para expandir suas vendas “Os empresários estão descobrindo que podem centralizar seus recebimentos em uma única plataforma, simplificando a complexa matemática que envolve gerenciar recebimentos à vista, parcelamentos e antecipações. A Gerencianet, por exemplo, atua como um meio de pagamento e permite que o valor recebido pelo vendedor tenha a mesma taxa e o mesmo prazo de disponibilização, independente do número de parcelas escolhidas pelo comprador, o que facilita o fluxo de caixa. Nossa empresa também possui mecanismos eficientes de identificação de fraudes, o que impede que vendedores sejam alvos de transações fraudulentas, como por exemplo, recebimento com cartões clonados”, diz Evanil.
Fonte: Jornal Indústria e Comércio