A necessidade de implementação de um sistema ERP surge para dois tipos de clientes. O primeiro deles são aqueles que se depararam com uma parede resultante das limitações das ferramentas anteriormente utilizadas ou da sua falta.
Nesta situação, cada dia conta e o cliente espera uma implementação rápida porque sabe que com o sistema certo poderá aumentar o número de ordens processadas ou entrar em novos mercados. No entanto, sem o (novo) software, ele fica operacionalmente bloqueado.
O segundo grupo são os clientes cujo processo de tomada de decisão é muito mais demorado e tranquilo. Eles notam algumas imperfeições nas soluções atualmente disponíveis. Eles sabem que não são suficientemente eficazes, mas permitem a implementação de tarefas-chave num grau aceitável. Assim, esse cliente se dá tempo para analisar minuciosamente suas necessidades e iniciar a cooperação com calma.
Para ambos os grupos de clientes, a implementação do ERP torna-se uma solução que abre as portas para operações mais eficazes e maior desenvolvimento, mas iniciamos o projeto com recursos completamente diferentes. A chave é compreender o papel do TEMPO na implementação.