Ao perceber que a sua equipe está desmotivada, nada de cruzar os braços e deixar que a situação piore, prejudicando o rendimento do trabalho. Mas você sabe como motivar seus funcionários? Pensando nessa necessidade, separamos algumas dicas que vão te ajudar a incentivar os profissionais que trabalham com e para você.
4 Maneiras de motivar seus funcionários
1. Aproxime-se das pessoas
Em vez de só ficar na sua salinha e se comunicar apenas via e-mail e memorandos, que tal frequentar os locais em que seus funcionários costumam ficar durante o trabalho? Além da simples presença junto dos profissionais, aproxime-se a partir de conversas. Pergunte como o funcionário se sente, diga que ele pode fazer reclamações a qualquer momento, entre outras coisas que possam mostrar a sua acessibilidade.
Outra forma de aproximação é criar momentos de integração entre os funcionários, como cafés, almoços ou lanches no fim do expediente, o que vai permitir que as pessoas contem sobre o que fizeram no dia e também compartilhem experiências não ligadas ao trabalho.
2. Ofereça feedbacks regulares
Se determinado funcionário não souber se está se saindo bem na empresa, ele poderá ficar desmotivado a não se dedicar tanto, principalmente se nunca tiver recebido um elogio. Por isso, dê um feedback com regularidade, elogiando as grandes realizações ou simplesmente ressaltando a importância que o profissional tem para o sucesso da companhia.
No caso de um feedback negativo, faça o possível para começar e terminar salientando qualidades do funcionário, deixando no meio da mensagem o que ele fez errado e como ele pode melhorar daqui para frente. Nunca somente reclame do trabalho da pessoa, pois ela pode se considerar imprestável depois disso. O ideal é apresentar possíveis soluções para que os mesmos erros não se repitam.
3. Incentive a participação em atividades da empresa
Quando a empresa oferecer oficinas, cursos, palestras ou qualquer outro tipo de atividade, tente incentivar os funcionários a participarem, pois tais medidas são colocadas em prática justamente para que os profissionais tenham novas oportunidades de aprender coisas novas e diferentes.
Caso você perceba que determinados trabalhadores nunca comparecem a eventos promovidos pela empresa, independentemente destes serem obrigatórios ou não, entre em contato com tais funcionários e tente entender os motivos pelos quais eles não puderam ou não quiseram participar. Assim, você terá condições de repensar suas estratégias na hora de planejar os novos eventos.
4. Seja flexível
Claro que, como chefe, você deve agir com pulso firme, sem deixar que os funcionários façam o que bem entendem. Porém, isso não significa que você tenha ser uma pessoa intransigente, sem possibilitar que planos sejam mudados conforme imprevistos e de acordo com as necessidades dos funcionários.
Ao ser um chefe flexível, você vai ganhar não só o respeito dos seus funcionários, mas também a confiança deles, que se sentirão mais à vontade para conversar contigo a respeito de problemas, de forma que vocês consigam lidar com situações complicadas antes que elas tomem proporções irreparáveis.
5. Mostre a repercussão do trabalho
Não importa qual seja a função do trabalhador, você deve mostrar a ele que o que ele fez e faz diariamente gera ótimos resultados, tanto para a empresa como para seus clientes, além de para a sociedade. Desse modo, essa repercussão do próprio trabalho vai fazer o profissional se sentir mais útil e empolgado para continuar se esforçando.
Por fim, crie vários canais de comunicação para dialogar com seus funcionários. A partir desses canais, tente identificar quais são as principais características positivas de cada pessoa, a fim de explorar o potencial delas em função do trabalho, fazendo os próprios funcionários notarem que podem ir além daquilo que já fazem.