O primeiro passo é definir os desafios mais importantes que a organização enfrenta. Juntamente com o cliente, você deve considerar quais ações precisam ser tomadas para garantir que as soluções implementadas apoiem a estratégia de desenvolvimento de longo prazo da empresa.
Entrar em novos mercados, lançar novos canais de vendas, melhorar a rentabilidade dos produtos ou serviços oferecidos ou garantir uma melhor experiência aos clientes atuais são apenas alguns dos elementos da estratégia que atualmente são necessários para apoiar com modernas soluções de TI. Em um de nossos clientes, fabricante de cosméticos naturais, o objetivo adotado no início da cooperação foi melhorar os processos de armazenamento. Na fase do sprint analítico, assumimos a duplicação do aumento quantitativo na implementação da coleta de linhas como medida.
Na próxima etapa, as ferramentas e processos utilizados deverão ser analisados com o cliente em termos de oportunidades para aumentar sua eficácia e eficiência. As áreas que mais frequentemente ajudamos a melhorar são os processos de armazém e produção ou aqueles relacionados com o tratamento de encomendas de vendas.
No caso dos processos de armazém, o objectivo da análise é examinar até que ponto as soluções de sistema propostas reduzem o tempo necessário para concluir os envios. Essas soluções incluem otimização do caminho de coleta, coleta de zonas e seleção múltipla. Este último diz respeito, entre outros, encurtando o tempo associado à coleta de matéria-prima ou ao planejamento da produção. Por sua vez, no caso da recolha por zona, é necessário analisar até que ponto é possível minimizar o trabalho manual dos operadores que lidam com o fluxo diário de encomendas de venda.
Por sua vez, no caso das soluções de apoio ao processamento de encomendas em empresas de comercialização e distribuição, um dos objetivos mais importantes é reduzir o número de erros durante a sua preparação e agilizar todo o processo.