Mas, como é feito o vidro colorido?
Primeiramente vamos saber como é feito o vidro, seu processo de tingimento e a utilização nas áreas citadas a cima.
Como é Feito o Vidro
Para se obter o vidro incolor é utilizado diversos ingredientes como 70% de areia de sílica, 14% de cálcio, 14% de sódio e mais 2% de componentes químicos, essa mistura vai ao forno industrial a uma temperatura de 1.500 ºC, após horas os ingredientes se fundem e formam um líquido considerado como mel industrial, essa mistura viscosa e meio dourada escorre por canaletas até preencher os moldes, a quantidade de “mel” é definida a partir do tamanho da peça que será criada.
Após preencher todo o molde primário uma bolha de ar é formada em seu interior, neste espaço é injetado um canudo que insere ar dentro do molde, é neste processo que o vidro ganha forma e contorno, como por exemplo, as garrafas de refrigerante, após o seu resfriamento os objetos podem ser utilizados para seus devidos fins.
Confira Como Calcular a Área de um Círculo!
E o Vidro Colorido?
Para transformar o vidro incolor em tons coloridos é utilizado o esmalte cerâmico sobre a superfície do vidro, essa mistura vai para o forno de têmpera e os pigmentos cerâmicos são incorporados na base do vidro, podemos obter dois tipos de vidros coloridos como:
Float– nas cores fumê, bronze e verde.
Ártico– nas cores amarelo, verde, azul e vermelho.
Existem dois tipos de vidros coloridos no mercado os serigrafados e os pintados a frio, as técnicas para a fabricação dessas peças mudam conforme o seu processo, vidros coloridos pintados a frio recebem uma tinta por toda a sua extensão sendo feita através de uma pistola, a lavagem é feita com álcool isopropílico e a secagem deve ser feita ao natural.
Já os serigrafados recebem uma pasta hidrossolúvel de esmalte cerâmico, são colocados em fornos e resfriados, após sua fabricação o vidro serigrafado não poderá ser cortado ou moldado, isso ocorre pela textura altamente resistente que recebe no processo térmico de têmpera.
Utilização do Vidro Colorido
O vidro colorido é utilizado em diversas áreas como decoração de objetos para designers de interiores, armazenamento de cervejas para proteção dos raios solares, aplicação em construções civis e escritórios de arquitetura. Além do vidro colorido tradicional temos a opção do vidro feito de açúcar, utilizado na indústria cinematográfica pela sua pouca resistência e por não oferecer perigo quando o mesmo é quebrado.
Os vidros coloridos temperados são utilizados para decorar banheiros, bancadas de escritórios, cozinhas, painéis decorativos e muitas outras possibilidades, por oferecerem alta resistência mesmo com altos impactos e objetos pontiagudos esses materiais não apresentam estilhaços.
Agora que você aprendeu como é feito o vidro colorido, compartilhe com seus amigos!
Escrito por: Tamires Almeidda