Leve em consideração o tipo de telha escolhida para fazer o cálculo de inclinação.
Muitos profissionais no ramo da construção civil ficam com dúvidas de como realizar o cálculo correto para deixar o telhado com uma inclinação regular, alguns trabalhos por pouca informação e uso incorreto de medidas já foram reparados por apresentarem divergências no momento da colocação de telhas, e isso atrasa um planejamento pré-estabelecido, desfavorece o profissional que realizou a obra e necessita de mais tempo para a conclusão.
O objetivo primordial de calcular a inclinação de um telhado é saber quantas telhas serão utilizadas para a cobertura, o comprimento certo do pendural e a altura correta da cumeeira, sabendo-se isso o projeto poderá ocorrer como o planejado e o desperdício de material será reduzido, dando mais afirmação de quanto será utilizado na obra.
Veja também: 3 Cursos de Extensão para Engenheiros Civis
Telhas e a Inclinação
O fato importante a ser levado em consideração é o formato das telhas utilizadas, a maioria das residências leva a telha de cerâmica em suas construções, mas existem as de concreto, metálicas, galvanizadas, de vidro, ecológicas, entre outros, cada fabricante que determina qual a inclinação correta de um telhado, quando for construir um telhado pergunte ao fabricante de telhas qual a inclinação correta para o material que será utilizado.
Cada estrutura oferece um melhor benefício para a obra, cabe ao projetor ou engenheiro determinar qual material irá utilizar para fazer a cobertura correta do telhado, levando sempre em consideração a inclinação proposta pelo fabricante e concluindo o cálculo com exatidão.
Mas, como calcular a inclinação de um telhado de maneira correta? Agora vamos ensinar como realizar este cálculo, assim poderá ser rigoroso no projeto e diminuir os possíveis erros que a obra apresentará.
Como Calcular
Para a inclinação utilizaremos a fórmula seguinte:
I= H x 100/ D
onde;
I = inclinação de telhado em %
H= distância ab, em metros
D= distância bc, em metros
Para construir um telhado que tenha um comprimento D (distância bc) de 5 metros e se deseja um inclinação I de 30% é necessário uma altura H (distância ab) de 1,5m, ou seja :
I= 1,5 x100/5= 30%
Para uma inclinação de 30% cada 1 metro de comprimento (distância bc) temos que ter a altura H de 30 cm, para um telhado de 2 metros de comprimento D, temos que ter uma altura H de 60 cm, para um telhado de 3 metros de comprimento D, temos que ter uma altura H de 90 cm assim por diante.
Pronto, é só seguir a regra que você conseguirá fazer o cálculo para realizar a inclinação correta do telhado, não esqueça que a inclinação mínima para um telhado é de 25%, tendo isto como base suas obras não apresentaram desvios e não haverá problemas na cobertura.
Gostou do artigo de como calcular a inclinação de um telhado? Manda pra gente a sua opinião 😀 e compartilhe este cálculo com seus amigos.
Escrito por: Tamires Almeidda